Onipresente



"Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá". Salmo 139:5-10

Um grande Missionário, quando ainda estudava as tradições de um povo, escutou um de seus amigos dizer, em tom de brincadeira: - Eu lhe dou uma moeda se você conseguir me dizer onde Deus mora.

Diante desta pergunta respondeu o Missionário: - E eu lhe darei duas moedas, se você me disser onde Deus não mora.


Esta onipresença de Deus é anunciada no Salmo 139. O salmista descreve o sentimento que tem de viver na companhia de Deus. Ele reconhece que Deus está presente em todo lugar e não vê somente o que acontece exteriormente, mas conhece todos os nossos pensamentos.

O que é mais bonito nisto é saber que Deus não está nos vigiando com a intenção de nos acusar e punir. Ele nos cerca por todos os lados para nos proteger com sua mão de amor e misericórdia.

O salmista relata também que antes mesmo de existirmos, todos os nossos dias foram escritos por Deus. Diante disso devemos ter total confiança nos acontecimentos do presente e muita esperança no que o futuro nos trará. Nossa parte agora é pedir a Deus para abrir os nossos olhos nos desviando dos maus caminhos e nos guiando pelo caminho eterno da sua vontade.

-----------------------------------------
Hebert dos Santos Gonçalves, é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1990 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006. É um dos escritores do Presente Diário da Rádio Transmundial. É fundador e editor do site: www.hebert.com.br
Tecnologia do Blogger.