Hino 338 - Dia de profissão de fé

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Salve, dia de festa e canto 
Quando venho a fé professar 
Em Deus Pai, no Espírito Santo 
E em Jesus que me veio salvar.

2. Salve, tempo que evoca o passado, 
Quando a mão do meu Deus me tomou! 
Ele, Amigo sem par, ao meu lado
Com amor fraternal me guiou!

3. Salve, data de alegre memória, 
De convívio, de amor fraternal! 
Salve, dia em que canto vitória 
Contra as fúrias tremendas do mal.


Profissão de Fé - 337 a 339

Hino 337 - Profissão de fé
Hino 338 - Dia da profissão de fé (História)
Hino 339 - Dia feliz (História)

Informações
Letra: Jerônimo Gueiros, 1870 - 1953
Música: R. Francisco, 1950

Ênfase do hino: O hino enfatiza a importância da profissão de fé e da gratidão a Deus por sua proteção divina. Ele destaca a alegria e a vitória contra as forças do mal que são celebradas nesse dia de festa. O hino também destaca a importância do convívio e do amor fraternal na vida do cristão.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da profissão de fé como uma declaração pública do compromisso do cristão com Deus. Ele enfatiza a importância da proteção divina de Deus na vida do cristão e a alegria e a gratidão que surgem dessa proteção. O hino também destaca a importância do convívio e do amor fraternal na vida cristã e a vitória contra as forças do mal que é celebrada nesse dia de festa.

Textos bíblicos:
- Romanos 10:9 - "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".
- Salmo 121:7-8 - "O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre".
- 1 Coríntios 15:57 - "Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo!".

Metáforas e simbologia:
- "Dia de festa e canto": a simbologia representa a celebração da profissão de fé e da gratidão a Deus por sua proteção divina.
- "Mão do meu Deus que me tomou": a expressão representa a proteção divina de Deus na vida do cristão.
- "Canto vitória contra as fúrias do mal": a expressão representa a vitória do cristão contra as forças do mal.

Aplicação prática: O hino nos desafia a fazer uma profissão pública de fé e a celebrar a proteção divina de Deus em nossas vidas. Ele nos incentiva a cultivar o convívio e o amor fraternal na comunidade de fé e a celebrar a vitória contra as forças do mal que são enfrentadas na vida cristã. Além disso, o hino nos lembra da importância da alegria e da gratidão pela salvação em Cristo e pela proteção divina em nossas vidas.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de profissão de fé, como na cerimônia de confirmação ou no batismo. Ele também pode ser utilizado em momentos de celebração da proteção divina em nossas vidas, em momentos de gratidão pela comunidade de fé, ou em momentos de reflexão sobre a vitória contra as forças do mal na vida cristã.

História
O Rev. Jerônimo Gueiros (hino n° 7) escreveu este poema para o momento da profissão de fé. Originalmente havia quatro estrofes e foram publicadas pela primeira vez associadas à música que aqui publicamos, na edição de 1952 do "Hinário Evangélico". 

Outras músicas já foram associadas a este poema, porém esta é mais conhecida e apreciada. Foi composta em 1950 por um grande músico norte-americano que contribuiu para nossa hinódia através de um trabalho didático de grande influência. Ocultou seu nome, por razões que respeitamos, no pseudônimo "R. Francisco". 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: