Hino 306 - Fidelidade na luta



1. Erguei-vos, cristãos! Cristo quer-vos de pé! 
Na luta do bem, revelai vossa fé! 
Cingindo a armadura, hoje a Cristo exaltai, 
À sombra da cruz, corajosos lutai!

    Sede fiéis e por Cristo lutai!

2. Jesus vos remiu, afastai o temor. 
Confiantes, segui vosso bom Salvador! 
Na causa de Cristo fervor demonstrai! 
À sombra da cruz, corajosos lutai!

3. As hostes do mal deveis hoje enfrentar, 
Das suas prisões pecadores livrar.
De Cristo bem alto o pendão levantai! 
À sombra da cruz, corajosos lutai! 

Informações
Letra: Henry Maxwell Wright, 1890
Música: William Batchelder Bradbury, 1816 - 1868

História
O texto original deste hino de Henry Maxwell Wright sofreu, em edições diversas de hinários brasileiros, muitas transformações. Foi escrito em 1890, ano da segunda viagem de Wright ao Brasil, viagem esta que o levou ao Pará, Amazonas, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. 

Foi muito importante o conhecimento que travou com pastores brasileiros, como Eduardo Carlos Peneira, Carvalho Braga Antônio Trajano e Belmiro César (hinos n° 39 e 132). 

É uma produção original, baseada em Efésios 6.14: "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos com a couraça da justiça." 

Foi extremamente feliz a associação deste texto com "Stand like the brave", música do grande compositor William Batchelder Bradbury (hino n° 117), não sabemos em que data. Pela força melódica do hino, que evoca o toque do clarim pelo uso sistemático das notas do acorde fundamental, sente-se a convocação para luta, batalha sempre decisiva. 

No texto original de Wright lemos: "O clarim já soou! A guerra vos chama quem a vós libertou". Igualmente forte é a harmonia, que toma o hino um dos mais apreciados do nosso repertório congregacional e que leva todos a um cântico prazeroso e decidido. 

Tecnologia do Blogger.