Hino 283 - Desafio

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Avançai! Avançai! Derramai essa luz 
Sobre os povos da terra que não têm Jesus!
Ide já, diz o Mestre. Quem é que irá, 
Obediente ao preceito que a todos nos dá? 
Confiai no Senhor! Não tenhais mais temor! 
Avançai, com Jesus, avançai!

2. Avançai! Avançai com a Bíblia na mão! 
Proclamai às nações pela cruz Redenção! 
Enfrentai os perigos com fé sempre em Deus; 
Mesmo havendo pesares, rumamos aos céus. 
Duras lutas tereis, com Jesus vencereis! 
Avançai, sem temor, avançai!

3. Avançai! avançai e pregai aos milhões
Que perecem nas trevas das desilusões! 
Foi por eles também que o Senhor padeceu,
E na terra, entre os homens, insultos sofreu. 
Proclamai redenção! Em Jesus há perdão! 
Letra: Julia Sterling
Tradução: Robert Edward Neighbour, 1894
Música: Isaac Baker Woodbury, 1819 - 1858

Ênfase do hino:
O hino tem como ênfase principal a missão de evangelizar e proclamar a redenção em Jesus Cristo para os povos da terra que não o conhecem. Ele enfatiza a importância da obediência ao chamado de Jesus de avançar e levar a luz da verdade para aqueles que estão nas trevas. O hino também destaca a confiança na vitória em Deus em meio às lutas e perigos que possam surgir na missão de evangelização.

Teologia do hino:
O hino celebra a missão dada por Jesus Cristo aos seus seguidores de evangelizar e proclamar a redenção em Jesus Cristo para todos os povos da terra. Ele enfatiza a importância da obediência ao chamado de Jesus de avançar e levar a luz da verdade para aqueles que estão nas trevas. O hino destaca a importância da fé em Deus, que nos dá a coragem necessária para enfrentar os perigos e obstáculos que possam surgir durante a missão de evangelização. Além disso, o hino destaca a importância do amor, que nos motiva a proclamar a redenção em Jesus Cristo para aqueles que estão perdidos.

Textos bíblicos:
"Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." - Mateus 28:19
"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!" - Romanos 10:13-15
"Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou." - Romanos 8:37

Metáforas e simbologia:
1) "Derramai essa luz sobre os povos da terra que não têm Jesus": a luz simboliza a verdade e a salvação que são encontradas em Jesus Cristo, que devem ser levadas para aqueles que estão nas trevas da ignorância e incredulidade.
2) "Proclamai às nações pela cruz Redenção!": a cruz simboliza a redenção conquistada por Jesus Cristo na sua morte e ressurreição, que deve ser proclamada a todas as nações.
3) "Foi por eles também que o Senhor padeceu, e na terra, entre os homens, insultos sofreu": a imagem da paixão de Cristo simboliza o amor de Deus pela humanidade, que foi revelado na pessoa de Jesus Cristo, que sofreu e morreu para salvar todos os pecadores.

Aplicação prática:
O hino nos convida a assumir a nossa missão de evangelizar e proclamar a redenção em Jesus Cristo para aqueles que ainda não o conhecem. Ele enfatiza a importância da obediência ao chamado de Jesus de avançar e levar a luz da verdade para aqueles que estão nas trevas. Como cristãos, devemos ter fé em Deus e confiança na sua vitória em meio às lutas e perigos que possam surgir durante a missão de evangelização. Além disso, devemos ter amor pelos perdidos, que nos motiva a proclamar a redenção em Jesus Cristo para aqueles que ainda não o conhecem.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da missão dada por Jesus Cristo aos seus seguidores, como em cultos de missões ou evangelismo. Ele também pode ser cantado em momentos de reflexão sobre a importância da obediência ao chamado de Jesus de avançar e levar a luz da verdade para aqueles que estão nas trevas, como em cultos de oração ou em momentos de adoração pessoal.

História
O tradutor deste poema de Julia Steriing é o Rev. Robert Edward Neighbour, missionário batista que esteve no Brasil apenas durante dois anos, tempo em que aprendeu nosso idioma e contribuiu com diversas traduções. 

Seu campo missionário foi a Bahia, onde esteve em 1893 e 1894. O compositor Isaac Baker Woodbury nasceu em Massachusetts, em 1819. Ferreiro profissional, fez da música sua segunda ocupação e compôs muitas melodias que o tomaram famoso nos Estados Unidos e na Europa. 

Publicou coleções de hinos, sendo a primeira "The Anthem Dulcimer" (1850). A outra, "The Lute of Zion" (1856) tornou-se muito conhecida na segunda metade do século. 

Woodbury tinha uma saúde frágil e uma enorme capacidade de trabalho, quase prevendo a brevidade de sua vida. Em busca de um clima melhor, foi para Columbia, Carolina do Sul, em outubro de 1858 e aí faleceu aos trinta e nove anos de idade. 

Poucas semanas antes teria dito "agora, só terei música no céu". Seu pensamento musical foi marcado pela simplicidade do louvor para todos, não apenas para o deleite do especialista que ele chama de "músico cientista".


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: