Para o culto começar no horário


“Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” – 1 Coríntios 14.40

A ordem do culto não se trata de questão estética ou uma tradição por si mesma. É uma questão Bíblia e reflete a nossa motivação interior quanto a este momento que dedicamos a Deus como igreja.

Além da palavra ‘ordem`, o apóstolo Paulo inclui a palavra ‘decência`, que significa dignidade e decoro.

Falando num sentido prático muitas coisas podem atrapalhar a ordem e decência nos nossos cultos, entre elas os atrasos, que fazem as pessoas chegarem depois do culto haver iniciado.

Se você é líder de igreja e está com dificuldade fazer o culto começar no horário certo, confira estas dicas:

1. Ensine a respeito da ordem de culto. 
Ordem de culto é bíblica e pessoas não pontuais ferem essa ordem (1 coríntios 14.40). Geralmente as pessoas na igreja elegem seus lugares e alguns gostam de sentar nos bancos de trás. Os que chegam atrasados então vão procurar lugar na frente e distraem todo mundo.

Há igrejas que até tem esse hábito: há a turma das 19h45, a turma das 20h00 etc.

O ideal é ensinar e conscientizar os membros a respeito de ordem de culto. Fale sobre isso nas pregações, insira artigos no boletim ou mesmo avisos no mural.

2. Chegue antes para resolver as coisas antes. 
Se é necessário conferir a liturgia com mais pessoas, se há participações especiais, se há Data Show para montar, a regra sagrada é: chegue mais cedo. É terrível, por exemplo, ver alguém montando Data Show 2 minutos antes de começar o culto.

Isso porque, ter pouco tempo para resolver estas coisas pode colocar o líder sob pressão, fazendo com que a tensão aumente e que o culto atrase.

Chegar antes também dá a possibilidade de seguir um “plano B” caso algo não dê certo, além do que você terá mais tempo de orar.


3. Resista à tentação de esperar mais cinco minutinhos. 
Seja pontual no início do culto, nem que só haja você e mais alguns no templo. Quando o culto atrasa por causa dos retardatários, acabamos por abrir precedentes para que no futuro as demais pessoas sejam negligentes. Além disso, penalizamos as que chegaram pontualmente e isso não é bom.

Conheci um caso assim – a igreja criou o “hábito” de começar o culto meia hora depois do horário oficial só para esperar os retardatários.

Quando o culto começa pontualmente os que chegam atrasados entram na igreja percebendo que deverão chegar mais cedo no próximo culto. Portanto, evite esperar “mais cinco minutos”.

4. Conversas sobre problemas sérios e decisões críticas, após o culto. 
As pessoas têm a tendência de procurar o pastor 5 minutos antes do culto para apresentar problemas e situações que precisam de uma resposta com mais reflexão.

O problema é que se o pastor tentar responder, não vai dar uma resposta suficiente em tão pouco tempo, e vai atrasar o início do culto.

O melhor a se fazer é pedir que educadamente para que a pessoa espere o final do culto, quando o pastor terá mais tempo disponível para tratar das coisas com calma.

5. Pregador convidado sumiu? Grupo de louvor desaparecido? Não importa, comece no horário. 
Mesmo que um pregador possa se atrasar, haverá ainda um tempo hábil de chegar por causa da liturgia (cânticos, orações, etc). Se não chegar, já vá tirando o sermão da manga.

Já outros atrasos relacionados a músicas especiais, ou, como já vi, grupo de louvor que foi buscar guitarra na casa de fulano cinco minutos antes de começar o culto, o segredo é: começar no horário. Improvise na liturgia, mude a ordem e quando eles chegarem, nem que seja após a pregação, você poderá optar por abrir o espaço.

Por fim, lembre-se...

6. Começa cedo, termina cedo. 
Algumas pessoas pegam ônibus, há igrejas em regiões perigosas, ou mesmo idosos que se cansam com horário avançado. Essas pessoas podem decidir ir em outra igreja caso a sua não tenha horário para começar ou acabar. Para terminar no horário de costume, é essencial que você comece no horário.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: