Josué e a Coragem para Conquistar o Impossível - Estudo Bíblico sobre Personagens do AT


Josué 1.1-11

Deus escolhe pessoas para tarefas determinadas. Foi o que aconteceu com Josué. Ele foi escolhido por Deus, de antemão, para uma tarefa específica. A Bíblia diz que nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés. Entretanto, este grande profeta pecou e por isso não pode entrar na terra de Canaã.

Esta é a razão porque temos como objeto de nosso estudo a pessoa de Josué, que foi valoroso servo de Deus, que soube ser companheiro e discípulo de Moisés, que venceu grandes batalhas e que foi homem de profunda fé em Deus. Vejamos portanto a personalidade do sucessor de Moisés:

1 - O PREPARO DE JOSUÉ

Moisés teve um preparo longo, de 80 anos, como tivemos oportunidade de ver. Josué, entretanto, teve um preparo mais curto e diferente. Aprendeu com a própria vida dura do deserto.

As experiências com Deus, as lutas com os inimigos, a companhia de Moisés, tudo isto era usado por Deus para o preparo do seu servo. Josué foi o conquistador da terra, por isso precisava estar preparado na arte da guerra. E vemos seu preparo na guerra com os amalequitas (Ex 17.9-14).

Nesta guerra o papel de Josué foi tão importante que Deus mandou que Moisés escrevesse num livro e relatasse aos ouvidos de Josué, que ele havia de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus (v.14).

Josué estava, assim, sendo preparado por Deus para a missão que tinha a realizar como sucessor de Moisés. Aqui temos duas lições de valor:

A) A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LEIGO

Josué nos dá grande exemplo de trabalho leigo. Ele não era da tribo de Levi, a tribo dos sacerdotes. Não era também líder do povo como o foi Moisés. Mas, apesar disso, ele trabalhava.

Fazia aquilo que podia. Cumpria sua tarefa. No reino de Deus há sempre tarefas e oportunidades para quem quer trabalhar. Sigamos o exemplo de Josué, como leigos, realizando o trabalho que estiver ao nosso alcance. A missão da Igreja hoje, em grande parte, está confiada aos leigos, e ela será requerida das mãos deles.

B) A VIDA CRISTÃ É OFICINA DE TRABALHO

Notemos que Josué não teve um período especialmente de preparo como teve Moisés. Já entrou diretamente no trabalho (Ex 17). Aqui entramos em contacto com uma nova experiência.

É preciso que estejamos conscientes disso: não estamos na Igreja para receber alguma coisa, mas para dar; não somos cristãos para receber benefícios espirituais ou materiais, somos cristãos para beneficiar outros que precisam de nós; não servimos para ser salvos, mas somos salvos para servir.

Somos cristãos para viver vida de trabalho, tomarmos parte numa obra grandiosa, andarmos nas boas obras que Deus dantes preparou (Ef 2.10). Isto significa que quando entramos para a Igreja, estamos entrando para uma oficina de trabalho.

2 - JOSUÉ, O SERVO DE DEUS

Quando Deus fala com Josué e se refere a Moisés diz: "Moisés, meu servo é morto". Isto é um elogio a Moisés. Deus o chama de seu servo. Mas, podemos dizer que Josué também pode ter este qualificativo.

Ele também era o servo de Deus. E como servo de Deus tem características impressionantes:

A) FÉ

Josué foi homem de fé. Como prêmio desta qualificação muito importante teve o privilégio de entrar na terra prometida. Somente ele e Calebe tiveram esse privilégio, dentre todo o povo que saiu do Egito, pois eles confiaram em Deus.

Mas, como se revelou a fé que esses homens tinham?

Quando foram enviados juntamente com outros 10 príncipes para espiarem a terra de Canaã e verem se a podiam tomar, somente Josué e Calebe voltaram com relatório animador, achando que podiam vencer os gigantes que habitavam na terra.

Todos os outros levantaram o ânimo do povo para que voltassem para o Egito. Estes dois servos de Deus não menosprezavam as dificuldades da conquista da terra, mas confiavam em Deus para conquistá-la (Nm 14.6-9).

Por causa de sua fé e desta firme confiança que tinham quase foram apedrejados (Nm 14.10), mas Deus lhes deu recompensa desta fidelidade, conservando-lhes a vida até que entrassem na terra prometida (Nm 14.30,38).

Necessitamos hoje de homens como Josué, que tenham esta firme confiança em Deus, mesmo no meio dos problemas e dificuldades.

B) CORAGEM

A coragem de Josué deve ser estudada depois de estudar sua fé, como já o fizemos. Sua coragem tem base na sua confiança em Deus. Recebeu ordem de Deus para que fosse corajoso e forte, para que se esforçasse e tivesse ânimo. Recebeu a promessa de que Deus seria com ele, como tinha sido com Moisés. Assim, Josué foi realmente corajoso e fez com que o povo penetrasse na terra de Canaã.

Logo que recebeu a ordem de Deus, mandou que o povo se preparasse, pois dali a três dias passariam o Jordão. A obra de Deus tem de ser feita imediatamente, não se pode procrastiná-la. Se deixasse para mais tarde, viria o desânimo, mas não deixou. Foi corajoso e forte.

C) FIDELIDADE

Josué foi fiel no pouco, por isso recebeu também o muito. Notamos que ele foi fiel também no muito. Vemos isto observando toda a sua vida. Foi uma vida de fidelidade a Deus.

E no final desta vida abençoada, Josué reúne o povo, traz-lhe à memória tudo o que Deus fizera por eles, e depois o concita a escolher a quem havia de servir, mas diz ele: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Foi fiel até à morte.

3 - JOSUÉ, O VENCEDOR DE BATALHAS

Josué se destaca como militar, como guerreiro. Não obstante as promessas divinas, ele empregou os meios que julgou convenientes para a conquista da terra. Mandou espiar a Jericó e disciplinou suas forças. Demonstrou grande perícia militar no plano geral da campanha.

Estabeleceu um acampamento central, que era seu quartel-general, tomou as cidades mais próximas a ele, estendendo duas armas vitoriosas pelo país a dentro. A campanha ainda não estava terminada, mas ele precisava tratar da administração da terra. Fez então, juntamente com uma comissão, a divisão das terras pelas diferentes tribos.

Josué tinha perícia, mas não confiava apenas nela. Confiava em Deus. Antes de atacar os cananeus, ele renovou solenemente a dedicação de si mesmo e do povo a Deus. E em certas circunstâncias difíceis procurou alcançar, e alcançou mesmo, bênçãos especiais pela oração (Ver Js 10.12-14). Sua regra de vida era trabalho e oração. Que nós possamos seguir o exemplo.

A) JOSUÉ COMETEU ERROS COMO MILITAR

Fez aliança com os gibeonitas (cap.9), não guarneceu a cidadela dos jebuseus. O poder dos cananeus foi enfraquecido, mas não exterminado como era ordem do Senhor. Isto nos mostra que o homem é falho e imperfeito.

B) A VIDA CRISTÃ É LUTA CONSTANTE

Não atingimos a perfeição aqui na Terra, por isso jamais poderemos gozar paz tranquila e perfeita. Estamos sempre num estado de tensão, cercados de inimigos, tal como o povo de Israel.

Na obra de evangelização podemos aplicar este princípio. Deus nos tem dado o povo de nosso país, de nossa cidade. Mas, é preciso que nós lhes comuniquemos o Evangelho. Apliquemos esta lição na vida de nossa igreja local.

CONCLUSÃO

Deus escolhe pessoas para tarefas específicas, mas é necessário que elas se dediquem ao trabalho de Deus; sejam fiéis servos de Deus, tendo fé coragem e sendo fiéis até à morte, como foi Josué.

Assim estes servos de Deus poderão ser vencedores, mas, se não o forem totalmente, poderão estar certos de que a falha não está em Deus, porém neles.

É porque não têm capacidade para receber todas as bênçãos que Deus tem preparado para os que confiam nele.


Lista de estudos da série

1. Noé e a Estratégia Divina para Sobreviver ao Caos – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

2. Abraão e o Poder da Obediência Radical – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

3. Isaque e os Segredos da Paz que Prospera – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

4. Jacó e a Jornada da Transformação Radical – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

5. José e a Arte de Vencer a Traição – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

6. Moisés e os Passos de uma Liderança Imbatível – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

7. Josué e a Coragem para Conquistar o Impossível – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

8. Rute e o Poder Transformador da Lealdade – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

9. Ana e a Oração que Move o Coração de Deus – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

10. Samuel e Como Ouvir a Voz de Deus Hoje – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

11. Jônatas e o Valor de uma Amizade Verdadeira – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

12. Ester e a Coragem para Mudar o Destino – Estudo Bíblico sobre Personagens do AT

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
WhatsApp 🔒 Salvos