Hino 329 - Instalação de pastor


Senhor da Igreja, atende
A nossa petição!
Que o teu trabalho siga
Com grande animação.
Os campos já branquejam,
Convidam a ceifar
E os preciosos frutos
Na Igreja a arrecadar.

A ti, Senhor, compete
Ceifeiros escolher.
Que tudo realizem
Conforme o teu querer.
Os ânimos prepara,
Inflama os corações
E manda os bons obreiros
Em grandes multidões.

Se aquele que escolhemos
Mandado foi por ti,
Seu santo ministério
Conduze sempre aqui.
Confirma o pastorado
Com bênçãos especiais
E dá-lhe, em ricos frutos,
Divinas credenciais.

Alenta-lhe a esperança,
Aumenta nele a fé.
Na lida, não permitas
Que lhe vacile o pé.
E cada vez mais forte,
Mais cheio de fervor,
A todos manifeste
A graça do Senhor. Amém.

Ênfase do hino: O hino é uma oração pela obra da igreja e pelo ministério pastoral. Ele destaca a importância de realizar o trabalho de Deus com animação e fervor, e de escolher obreiros que atuem de acordo com a vontade divina. Além disso, o hino pede bênçãos especiais para o pastorado, para que o pastor possa conduzir a igreja com sabedoria e frutificar em seu ministério.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da igreja como obra de Deus, na qual os servos do Senhor são chamados a trabalhar com dedicação e empenho. Ele também destaca a importância do ministério pastoral como uma tarefa sagrada, que deve ser conduzida com sabedoria e orientação divina. Além disso, o hino enfatiza a necessidade de confiar no Senhor para escolher os obreiros e para conceder bênçãos especiais àqueles que atuam em seu serviço.

Textos bíblicos:
- Mateus 9:37-38 - "A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que envie ceifeiros para a sua seara".
- 1 Timóteo 3:1-7 - "Esta afirmação é fiel: se alguém almeja o cargo de bispo, excelente obra almeja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, digno, hospitaleiro, apto para ensinar, não dado ao vinho, não violento, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso. Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?".
- Colossenses 1:10 - "A fim de que possais andar de maneira digna do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus".

Metáforas e simbologia:
- "Campos já branquejam": a metáfora dos campos que estão prontos para a ceifa representa a oportunidade de colher os frutos do trabalho de Deus.
- "Bons obreiros em grandes multidões": a imagem dos obreiros trabalhando em grande número representa a importância da colaboração e do trabalho em equipe na obra de Deus.
- "Divinas credenciais": a expressão faz referência às bênçãos e sinais que Deus concede aos seus servos, confirmando a autenticidade e a importância de seu ministério.

Aplicação prática: O hino nos lembra da importância do trabalho da igreja e do ministério pastoral, e nos incentiva a orar por aqueles que atuam neste serviço. Ele também nos lembra da necessidade de escolher obreiros que sejam fiéis e comprometidos com a vontade divina, e de confiar no Senhor para conceder bênçãos e orientação ao pastorado. A mensagem do hino nos desafia a trabalhar com animação e fervor na obra de Deus, e a frutificar em nosso ministério, buscando sempre agradar ao Senhor.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em cultos de oração, de consagração de obreiros, de celebração do ministério pastoral, entre outros momentos litúrgicos relacionados à obra da igreja. Ele também pode ser utilizado em ocasiões especiais, como a eleição de novos pastores ou em momentos de renovação do compromisso com a obra de Deus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: