Hino 332 - Batismo infantil


Nossos filhos te pertencem,
Ó eterno Deus de amor!
São herdeiros da aliança
Que proclama teu amor,
E os trouxemos hoje aqui
Para os dedicar a ti.

Desde os dias mais remotos,
Desde os tempos de Abraão,
Do antigo testamento,
Tempo da circuncisão,
O que nasce nesta fé
Do Senhor ovelha é.

Ao trazê-los ao batismo,
Eis-nos a testemunhar
Que pertencem à Igreja,
Onde os vimos alistar:
Que pertencem ao Senhor
Seu amigo, Salvador.

Nesta hora tão solene,
Quando a água batismal
Se derrama nos infantes
Com valor sacramental,
Te pedimos, grande Deus,
Abençoa-os lá dos céus. Amém.

Ênfase do hino: O hino destaca a importância da dedicação dos filhos a Deus e da sua pertença à aliança divina. Ele enfatiza a continuidade da tradição bíblica da circuncisão e do batismo como sinal de pertencimento à comunidade da fé. O hino também pede a bênção de Deus sobre as crianças e a sua proteção no caminho da vida.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica do pertencimento à comunidade da fé e da importância da dedicação dos filhos a Deus. Ele enfatiza a continuidade da aliança divina com o povo de Deus, desde os tempos antigos, e destaca a importância do batismo como um sinal de pertencimento à Igreja. Além disso, o hino pede a bênção de Deus sobre as crianças, reconhecendo a sua importância para a comunidade da fé.

Textos bíblicos:
- Gênesis 17:9-10 - "Disse Deus a Abraão: ... Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado".
- Marcos 10:14-15 - "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino não entrará nele".

Metáforas e simbologia:
- "Herdeiros da aliança": a metáfora representa a continuidade da aliança divina com o povo de Deus, desde os tempos antigos.
- "Água batismal": a simbologia da água representa a purificação e a renovação espiritual que ocorrem no batismo.
- "Abençoa-os lá dos céus": a expressão representa a bênção divina sobre as crianças, reconhecendo a sua importância para a comunidade da fé.

Aplicação prática: O hino nos desafia a reconhecer a importância da dedicação dos filhos a Deus e do seu pertencimento à comunidade da fé. Ele nos incentiva a seguir a tradição bíblica da circuncisão e do batismo, como sinal de pertencimento à aliança divina. Além disso, o hino nos lembra da importância de pedir a bênção divina sobre as crianças e de protegê-las no caminho da vida. A mensagem do hino nos inspira a cuidar das futuras gerações e a transmitir a fé cristã de forma significativa e relevante.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em cultos de dedicação de crianças, cultos de batismo infantil, ou em momentos de reflexão sobre a importância da transmissão da fé para as futuras gerações. Ele também pode ser utilizado em ocasiões especiais, como em momentos de renovação do compromisso com o Senhor ou em momentos de celebração da vida e da família.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: