Hino 237A - Linda estrela


Oh, linda estrela! Fulgor cintilante!
Rumo nas trevas teu brilho nos dá;
Vem conduzir-nos, ó lume divino,
Para onde o Infante nascido já está.

Gotas de orvalho no berço rebrilham;
Na manjedoura, sozinho, ele jaz.
Anjos o adoram, real maravilha!
Deus sempiterno do reino de paz.

Que lhe traremos, que pias ofertas?
Raros odores? Presentes de luz?
Pérolas puras de mares longínquos ?
Mirra da Arábia? Tesouros de Ormuz?

São todas vãs as ofertas mundanas,
Ouro não pode comprar seu favor!
Cristo, porém, de nós todos aceita
As ofertas sinceras de amor!

Ênfase do hino: O hino destaca a figura da estrela que guiou os magos até o local de nascimento de Jesus, e a importância de oferecer a Ele ofertas sinceras de amor.

Teologia do hino: O hino fala sobre o nascimento de Jesus e a visita dos magos, que foram guiados pela estrela até o local onde o Infante estava. A estrela é simbólica do guia divino, que nos leva a Jesus. Os magos ofereceram presentes ao recém-nascido, mas, como destaca o hino, as ofertas mais valiosas são as de amor e devoção ao Senhor. O hino enfatiza que Jesus é o Deus sempiterno e o Rei do reino de paz.

Textos bíblicos: 
- "E eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino." (Mateus 2:9)
- "E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mateus 2:11)
- "Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

Metáforas e simbologia: 
- "Oh, linda estrela! Fulgor cintilante!" - A estrela é uma metáfora para o guia divino que nos leva a Jesus.
- "Anjos o adoram, real maravilha! Deus sempiterno do reino de paz." - Os anjos são símbolos da adoração celestial e da mensagem divina.
- "São todas vãs as ofertas mundanas, Ouro não pode comprar seu favor!" - O ouro e outras ofertas mundanas são simbólicas do valor material, que não pode se comparar ao valor do amor e da devoção a Deus.

Aplicação prática: O hino nos lembra da importância da busca por Jesus e do valor das ofertas sinceras de amor e devoção a Ele. Devemos buscar a orientação divina em nossas vidas, assim como os magos foram guiados pela estrela, e oferecer a Deus o nosso amor e a nossa devoção, reconhecendo que Ele é o Deus sempiterno e o Rei do reino da paz.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado durante a época do Natal, especialmente na celebração dos Magos, que relembra a visita dos magos ao recém-nascido Jesus. Também pode ser cantado em momentos de adoração e reflexão sobre a importância de buscar a orientação divina e oferecer a Deus o nosso amor e devoção.


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: