Hino 244 - Mensagem aos pastores


Anjos das mansões da glória,
Sobre a terra já voai.
Conhecei do mundo a história,
O Natal hoje anunciai:
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!

O rebanho aqui dormita,
Vós, pastores, acordai.
Entre o homens Deus habita,
Sua estrela contemplai!
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!

As visões deixai de lado,
Vinde, ó magos, e achareis
Das nações o desejado,
Sua estrela conheceis!
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei!

Vós, seus santos que, prostrados,
Esperáveis sem cansar,
Recebei o Cristo Amado,
Que conosco vem morar.
Adoremos, adoremos,
Cristo é o nosso grande Rei.

Ênfase do hino:
O hino "Anjos das mansões da glória" tem como ênfase principal a celebração do Natal e a adoração a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador.

Teologia do hino:
O hino "Anjos das mansões da glória" destaca a importância do Natal como o momento em que Deus se faz presente na história da humanidade através do nascimento de Jesus Cristo. Os anjos, pastores e magos são apresentados como testemunhas desse evento divino e sobrenatural.

A teologia por trás do hino também enfatiza a adoração a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador. Ele é apresentado como o "desejado das nações" e aquele que vem morar entre os seus santos. Essa mensagem é central para a teologia cristã, que ensina que Jesus é o caminho para a salvação e a reconciliação com Deus.

Textos bíblicos:
Lucas 2:8-14 - "Havia, naquela mesma região, pastores que estavam no campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; e tiveram grande temor. 

O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 

E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade."

Mateus 2:1-2 - "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo."

Apocalipse 21:3 - "E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habita, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles."

Metáforas e simbologia:
As três principais metáforas e simbolismos do hino "Anjos das mansões da glória" são:

1. Os anjos: Os anjos que voam sobre a terra são símbolos da presença de Deus entre os homens. Eles anunciam a boa nova do nascimento de Jesus Cristo e convidam as pessoas a adorá-lo como o grande Rei.

2. A estrela: A estrela que os magos contemplam simboliza a orientação divina, que leva as pessoas a encontrarem Jesus Cristo. Ela representa a luz que Cristo traz ao mundo e o seu papel como guia para os seus seguidores.

3. O Natal: O Natal em si é um símbolo da presença de Deus entre os homens. Ele representa o momento em que Deus se fez carne e habitou entre nós, trazendo paz e salvação para toda a humanidade.

Aplicação prática:
O hino "Anjos das mansões da glória" nos convida a refletir sobre a importância do Natal e a adorar a Jesus Cristo como o grande Rei e Salvador. Ele nos lembra que o Natal é um momento de alegria e celebração, pois Deus se fez presente entre nós através do nascimento de Jesus.

Assim, podemos aplicar essa mensagem para a nossa vida cotidiana, buscando viver em adoração e louvor a Jesus Cristo em todos os momentos. Podemos também nos lembrar da importância de compartilhar essa mensagem com outras pessoas, convidando-as a conhecerem o Salvador que nasceu em uma noite de Natal.

Quando cantar:
O hino "Anjos das mansões da glória" é apropriado para ser cantado em celebrações de Natal, especialmente em cultos ou eventos que destacam o nascimento de Jesus Cristo. Ele também pode ser utilizado em outros momentos litúrgicos que enfatizam a adoração e o louvor a Jesus Cristo, como em cultos de ação de graças ou celebrações de batismo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: