Hino 162 - A Voz de Deus


Quando a tempestade ruge
Com o seu feroz bramir,
Quando as nuvens se acumulam,
Raios mil a despedir,
Do trovão o som tremendo
Faz-se ouvir e com pavor!
Mas por sobre a tempestade
Soa tua voz, Senhor.

Eis que ouvimos tua voz,
A animar os que andam sós
E em ti sempre confiados,
Vão por ti sempre a lutar,
Nesta vida tormentosa,
Qual fragor do vasto mar.

Quando o mar vem, mansamente,
Sobre a areia se espraiar,
Quando a brisa sussurrante
Calmamente perpassar,
Soa a mística harmonia,
Ouve-se um feliz rumor;
Desse coro, docemente,
Vem a tua voz, Senhor!

Quando o coração aflito
Quer à dor, ao mal fugir,
E se agita luta e ruge,
Sem descanso e paz sentir,
Qual um som que se repete
Nas quebradas a rolar,
Ao aflito e contristado
Tua voz vem consolar.

Ênfase do hino: O hino enfatiza a confiança na voz de Deus em meio às tempestades da vida e a harmonia encontrada na presença do Senhor. 

Ele traz uma mensagem de encorajamento e consolo para aqueles que enfrentam dificuldades e lutas, lembrando-os de que a voz de Deus pode acalmar as tempestades e trazer paz ao coração aflito.

Teologia do hino: O hino apresenta uma teologia da presença e da voz de Deus em meio às tempestades da vida. 

A letra ressalta a confiança na voz de Deus como a fonte de consolo e orientação para o crente em momentos de dificuldade. Ela também enfatiza a harmonia que é encontrada na presença de Deus, que pode trazer paz e descanso para o coração aflito.

Textos bíblicos:
- Salmo 29:3: "A voz do Senhor ressoa sobre as águas; o Deus da glória troveja, o Senhor troveja sobre as muitas águas."

- Isaías 41:10: "Não temas, pois, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel."

- Mateus 8:26: "E ele perguntou: 'Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?' Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande bonança."

Metáforas e simbologia:
- "Do trovão o som tremendo / Faz-se ouvir e com pavor! / Mas por sobre a tempestade / Soa tua voz, Senhor": A tempestade é uma metáfora para as dificuldades e lutas da vida, enquanto a voz de Deus é retratada como capaz de acalmar a tempestade e trazer paz e orientação.

- "Quando o mar vem, mansamente, / Sobre a areia se espraiar": O mar é uma metáfora para a tranquilidade e paz, enquanto a voz de Deus é retratada como capaz de trazer harmonia e felicidade.

- "Ao aflito e contristado / Tua voz vem consolar": A voz de Deus é retratada como capaz de trazer consolo e conforto para aqueles que estão passando por dificuldades e sofrendo.

Aplicação prática: 
O hino oferece conforto e encorajamento para aqueles que enfrentam dificuldades e lutas na vida, lembrando-os de que a voz de Deus pode trazer paz e orientação em meio às tempestades. 

Ele também aponta para a importância de se confiar na voz de Deus em vez de se deixar levar pelo medo e pela ansiedade.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para momentos de adoração e louvor a Deus, bem como para momentos de consolo e encorajamento durante períodos de dificuldade. Pode ser cantado em qualquer época litúrgica ou ocasião especial, como cultos de oração, funerais e celebrações de aniversário ou casamento.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: