Páscoa, tempo de abrir os olhos


Abriram-se os olhos Leitura Bíblica (Lc 24.13-16)
A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso (Ex 33.14).

Lucas, falando sobre a ressurreição de Jesus, narra alguns fatos. Entre eles, conta que dois de seus discípulos que estavam a caminho de Emaús conversavam sobre os acontecimentos - a crucificação e morte de Jesus era o grande assunto do momento. 

Estavam decepcionados, sem esperança. 

O texto conta que Jesus se aproximou deles e passou a caminhar com eles. O que nos chama a atenção é que eles não perceberam a ilustre presença de Jesus, que já havia ressuscitado. 

“Os olhos deles estavam como que fechados” (Lc 24.16). 

Estavam como que impedidos de o reconhecer. Esta situação permaneceu assim por um longo tempo. Jesus ouve a descrição deles dos acontecimentos e fala com eles expondo as Escrituras. 

Depois foi convidado a entrar na casa deles. Somente quando estavam à mesa o reconheceram. O texto diz que “tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhe abriram os olhos, e o reconheceram" (Lc 24.30-31).

Primeiro lemos, “os olhos deles estavam como que fechados” e depois “abriram-se-lhes então os olhos”. Muitas vezes isso acontece conosco. Somos discípulos de Jesus, mas por algum motivo nossos olhos estão fechados.

O Senhor está presente em nossas vidas. Estamos falando com ele a respeito de alguma coisa que necessita de sua ação poderosa, mas nossos olhos não conseguem ver a solução. 

Podemos comentar as notícias do dia a dia, podemos caminhar, ir para casa com Jesus, mas não notamos a sua presença. Ou seja, sua presença não tem influência no que estamos fazendo.

Às vezes, a solução para o problema que estamos enfrentando está bem próxima. Mas ela ocorrerá somente quando nossos olhos se abrirem para Jesus. 

Ele não nos deixa ver seu caminho até o último instante, antes de abri-lo. E, então, assim que o descerra, descobrimos que ele estava andando ao nosso lado em todos os passos, muito antes de ao menos desconfiarmos do significado disso (A. B. Simpson).

Jesus está conosco sempre.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

1 Comentários

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: