Acerte o alvo


A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da terra (Pv 17.24).

Na vida temos um alvo que devemos mirar e procurar acertar. Este alvo é a lei de Deus, são os princípios ensinados pela palavra de Deus.

Vários catecismos relacionam o pecado com a transgressão da Palavra de Deus, como o Catecismo Menor de Martinho Lutero que diz: “Pecado é qualquer desvio da norma da Lei divina”.

No livro “O Deus Suficiente”, Martyn Lloyd Jones disse:

Pecado pode ser definido como 'errar o alvo'. A imagem é de pessoas atirando uma flecha, mas falhando em atingir o objetivo. A flecha vai para um lado ou para o outro. Então disparam de novo, mas de novo erram.

Portanto, significa que as pessoas não estão fazendo o que deveriam. Não estão onde deveriam estar. Elas erram o alvo, e isso é condenável. O pecado é um mestre cruel, que leva à miséria, à desventura, à tensão, às perturbações e a tudo o que estamos vendo hoje.


A gravidade do pecado é que ele é a busca por prazer e alegria fora de Deus, distante dos caminhos de Deus. Fazer isso é caminhar para a morte, viver na miséria.

“Vivemos em estado de guerra como resultado de nossas próprias ações. Por causa do nosso pecado, por causa da nossa iniquidade, estamos colhendo o que de fato merecemos” (Martyn Lloyd Jones).

Devemos abandonar o pecado, prosseguir rumo ao alvo e buscar a santificação. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23). 

Joel Beeke disse: “Na santificação, o crente se oferece a Deus em sacrifício. Isso não sucede sem grande luta e lento progresso; requer purificação da poluição da carne e renúncia ao mundo. Ela demanda arrependimento, mortificação e conversão diária.

Seja esta a nossa missão. Lembrando que só acerta o alvo quem o enxerga. Através do Espírito Santo temos melhor visão. Somos motivados e capacitados para acertar”.

Tenha foco. Não deixe que nada nem ninguém mude sua direção.

Olhe bem, mire e atire, acerte o alvo!

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: