Aprendendo sempre


Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas (Is 1.17). 

Quantas lições a vida nos dá diariamente. Infelizmente, alguns não aprendem, outros, o que aprendem logo esquecem.

Conta-se que um sábio africano conduzia seu aprendiz pela floresta. Embora mais velho, caminhava com agilidade, enquanto seu aprendiz escorregava e caía a todo instante. O aprendiz blasfemava, levantava, cuspia no chão, e continuava tentando acompanhar seu mestre. 

Depois de longa caminhada, chegaram a um lugar onde ficaram parados descansando por instantes. O sábio então deu meia volta e começaram a viagem de volta. 

Você não me ensinou nada hoje - diz o aprendiz, levando mais um tombo. Ensinei sim, mas você parece que não aprende - respondeu o sábio - Estou tentando lhe ensinar como se lida com os erros da vida. 

E como lidar com eles? - pergunta o jovem. Como deveria lidar com seus tombos - respondeu o sábio - Em vez de ficar amaldiçoando o lugar onde caiu, devias procurar aquilo que te fez escorregar. 

Como lidamos com os nossos tombos? O que fazemos diante das dificuldades e empecilhos do caminho? 

Como disse, a vida é uma grande escola. E no caminhar de um novo dia vamos aprender várias lições. Não devemos ignorar nada que nos acontece. E o mais importante, é preciso procurar entender o que está nos atrapalhando ao invés de ficar reclamando do que tenta nos deter. 

A vida de um aprendiz é uma constante busca pelo conhecimento e fortalecimento. Jesus disse, em Mateus 11.28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma". 

A vida de aprendizado implica em seguir o mestre (Vinde a mim), ir até Jesus, conhecer e andar ao lado de Jesus. Consequentemente, com ele adquirir sabedoria para a vida (Aprendei de mim). Que possamos dia a dia vencer as barreiras e aprender a fazer o bem.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: