Alegrai-vos no Senhor


Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração (SI 37.4). 

Todo ser humano vive em busca de alegria. Como cristãos nossa busca por alegria deve ter como alvo a glória de Deus. “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). 

John Piper, começa seu livro, Em busca de Deus - a plenitude da alegria cristã, falando sobre isso. Ele cita o breve catecismo que diz: “O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre". 

Chama a nossa atenção para a palavra “e”, diz que trocar o “e” por “ao", reflete melhor o sentido da frase. Ficaria então: O fim principal do homem é glorificar a Deus ao gozá-lo para sempre. 

É evidente que os antigos teólogos não achavam que estavam falando de duas coisas. Eles disseram ‘fim principal do homem’, não ‘principais finalidades’. O que Deus tem a dizer sobre a principal finalidade do ser humano? Como Deus nos ensina a dar-lhe glória? Ele nos ordena a nos alegrar nele' (John Piper). 

Mais do que um dever, a busca pela glória de Deus é um prazer. Nossa alegria se encontra em nosso serviço a Deus. Quando guardamos os mandamentos de Deus sentimos extrema paz e alegria. 

Também devemos entender que a única maneira de agradar a Deus é quando o que fazemos para ele nasce do coração. 

Deus é glorificado não somente por sua glória ser contemplada, mas pelo regozijar-se nela”(Jonatan Edwards). 

Se não nos regozijarmos em Deus, não o glorificaremos como devemos. Este é o firme alicerce da busca pelo prazer cristão: Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele (John Piper). 

Quando o alvo da nossa alegria está em Deus, tudo o que fazemos é para a sua glória. Seja comer, beber, correr, dormir, tudo é feito na presença de Deus. 

Minhas atividades não são a razão da minha alegria, meus bens não são o meu conforto. Tudo faz parte de um sentimento maior. Nosso relacionamento com Deus dá sentido a todas as coisas. 

Em Deus temos maior alegria.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: