A realidade do sofrimento


Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, 
ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo (At 7.34). 

Quando falamos em sofrimento, logo vem a nossa mente grandes catástrofes. Para nós, sofrimento é algo que pode ser evitado. 

Como disse Frank Ostaseski: 

A maior parte das pessoas nem acha que se aplique a elas. ‘Não estou sofrendo’, dizem. Elas imaginam crianças morrendo de fome, povos migrando para fugir da guerra ou pessoas acometidas por doenças graves. 

Nós imaginamos que, se formos bons e cuidadosos, se mantivermos o pensamento positivo, se seguirmos as regras e ignorarmos o que aparece no noticiário toda noite, então o sofrimento não nos atingirá. 

Mas na verdade, o sofrimento é algo bem mais próximo do nosso dia a dia do que podemos imaginar, o sofrimento está em todos os lugares. Frank completa seu pensamento dizendo ainda: 

Esta é uma das verdades mais difíceis da existência. Sofrer é apaixonar-se e depois ficar tão seguro de si a ponto de se esquecer de cuidar do outro.

Sofrer é não ser capaz de se relacionar com um filho. É a nossa ansiedade sobre o que irá acontecer no trabalho amanhã. Sofrer é saber que uma tempestade se aproxima quando há um vazamento em seu telhado.

É pensar que a vida passa rápido ou devagar demais. É não conseguir o que se quer, ficar com o que não se quer ou ter o que se quer e ter medo de perder. Doença é sofrimento, velhice é sofrimento, morrer também é.

Saber que o sofrimento é algo tão constante e tão próximo parece desesperador. Como manter o ânimo vivendo em um mundo de dificuldade e sofrimento? Somente vivendo na expectativa correta. 

Primeiro, lembrando que da mesma forma que enfrentamos lutas diárias também experimentamos alívio e bênçãos sem medida em nossa vida. Muitas são as coisas boas que experimentamos. 

Segundo, embora o sofrimento nos acompanhe por toda a vida, nos mantemos motivados, pois nosso alvo não é a realização terrena e sim a busca pelos tesouros eternos. 

Aguarde com paciência, o livramento virá. 

Comentários