O amor de Cristo nos constrange


Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram - 2 Coríntios 5.11-17 (14)

Geralmente ligamos a palavra constrangimento a algo negativo, quando nos sentimos obrigados a fazer uma determinada coisa por pressão. Todavia, a palavra constrangimento tem também um sentido positivo, de ser persuadido, convencido, movido a fazer algo por uma força boa e maior. 

E é neste sentido que o amor de Cristo nos constrange. É um amor que nos persuade, nos convence, nos move numa direção específica e melhor. O apóstolo Paulo ao escrever sobre o ministério da reconciliação nos ensina porque o amor de Cristo nos constrange.

1. O amor de Cristo nos constrange a viver não de aparência.
Todos nós devemos estar conscientes do perigo que é viver um cristianismo de aparência. O apóstolo Paulo nos mostra o desagrado de Deus em relação a este tipo de atitude quando utiliza a frase "conhecendo o temor do Senhor" (v.11).

Ora, conhecer o temor de Deus é conscientizar-se de que cada um de nós, um dia, terá de prestar conta de todas as suas ações ante o tribunal de Cristo. (v.10) 

Por essa razão Paulo não vive de aparência e não esta preocupado com que as pessoas falam , mas sua preocupação é agradar a Deus. 

Isso nos traz uma grande lição, pois muitas vezes nos preocupamos com as pessoas e não levamos em consideração o que Deus espera e deseja de nós. Os que se gloriam na aparência e não no coração, fazem da aparência externa um disfarce, uma máscara, dissolvendo a sinceridade do coração. 

Devemos nos preocupar com Deus e não com as pessoas. Afinal, não adianta alguém agir honrosamente diante das pessoas se o seu coração não é reto diante de Deus. O verdadeiro cristão é constrangido por Cristo a viver uma vida autêntica!



2. O amor de Cristo nos motiva a viver uma vida de serviço.

A lembrança do grande amor que Cristo nos revelou ao se submeter à morte em nosso favor nos constrange a uma vida de serviço e obediência a Ele. 

Por mais que o nosso coração seja duro, não conseguimos ficar insensíveis ao fato de que:

"Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si... ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados”( Isaías 53).

Jesus nos constrange a servir pelo amor e não simplesmente para cumprir ordens ou obrigações. O serviço do Reino não é um peso, mas um privilégio, é um ato de gratidão! 

Que alegria poder participar desse tão maravilhoso projeto que é servir ao nosso Deus! Podemos afirmar como o salmista: “Alegrei me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (Salmos 122.1) 

3. O amor de Cristo nos constrange a viver em novidade de vida
Uma vez constrangidos pelo seu incomparável amor somos convidados por Cristo a viver uma nova vida e nos tornamos uma nossa criatura! Tudo aquilo que faz parte da nossa vida passada deve perder o valor. 

Esse processo é caracterizado pelo apóstolo Paulo de maneira muito didática. (v.17) Ele chama de “coisas antigas” aquelas que não foram reformadas pelo Espírito de Deus, e assim usa a palavra em contraste com a graça de Deus que nos renova. 

Já a expressão “passaram” significa “desvanecimento paulatino’. Ou seja, as coisas antigas que exerciam poder sobre a nossa vida vão aos poucos perdendo o valor e força, até que já não mais influenciarão o nosso viver. O que permanece é o homem renovado pelo poder do Espírito!

Para pensar
Você é constrangido pelo amor de Cristo?
Quais os riscos de viver uma vida de aparência externa?
Sinceramente, em nosso viver nos preocupamos mais em agradar as pessoas ou a Deus?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: