Hino 22 - Os céus proclamam



1. Altamente os céus proclamam
Seu divino Criador!
Anunciam o firmamento
Tua obras ó Senhor!
Incessantes, noite e dia,
Dão sinais do teu poder,
Sem palavras, proclamando
Deus excelso no saber!

2. Majestoso o sol caminha
Pelos céus, com resplendor!
Exultando, em seu percurso,
Enche o mundo de calor.
Todo o vasto universo
Canta, em coro, teu louvor!
E a nós vem doce ensino
Da Palavra do Senhor.

3. Tua Lei - quão preciosa!-
Brilha mais que a clara luz;
Esclarece as nossas mentes,
Guia as almas a Jesus,
Em tua graça meditando,
Cantarei , ó bom Senhor,
E será na minha boca
Agradável o teu louvor. Amém.


Ênfase do hino: 
O hino exalta a grandiosidade de Deus como criador e sustentador do universo, e destaca a importância da Palavra de Deus como guia para nossas vidas.

Textos bíblicos: 
O hino faz referência a vários textos bíblicos que falam sobre a grandeza de Deus como criador e sustentador do universo. Por exemplo: Salmo 19:1-2: "Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento celeste mostra que as mãos de Deus fizeram tudo isso. Dia após dia ele fala; noite após noite ele revela o seu conhecimento."
Salmo 119:105: "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho."

Teologia do hino: 
O hino enfatiza a majestade e o poder de Deus como criador e sustentador do universo. Ele também destaca a importância da Palavra de Deus como guia para nossas vidas, mostrando que ela é preciosa e mais brilhante que a luz. Além disso, o hino enfatiza a graça de Deus e seu papel em guiar nossas mentes e almas a Jesus.

Aplicação prática: 
O hino nos lembra de que Deus é o criador e sustentador de tudo o que existe e que sua Palavra é fundamental para orientar nossas vidas. Podemos aplicar essa verdade em nossas vidas diárias, buscando a orientação da Palavra de Deus em nossas decisões e buscando a Deus em oração para nos guiar em nossas vidas. Também podemos nos maravilhar com a beleza da criação de Deus e agradecer a ele por tudo o que ele nos proporciona.

Quando cantar: 
O hino é apropriado para qualquer ocasião em que se deseje louvar a grandiosidade de Deus como criador e sustentador do universo e destacar a importância da Palavra de Deus em nossas vidas. Pode ser adequado para serviços de adoração, cultos de louvor e agradecimento, ou momentos de reflexão e meditação.

Uma curiosidade é que uma das versões de música do Hino 22 é a mesma do atual hino nacional da Alemanha, chamado "Deutschlandlied" ("Canção da Alemanha"). 

Essa melodia foi criada pelo compositor austríaco Joseph Haydn em 1797, como um hino para o imperador austríaco.

No entanto, em 1841, o poeta alemão August Heinrich Hoffmann von Fallersleben escreveu uma nova letra para a melodia, que se tornou popular e foi posteriormente adotada como o hino nacional da Alemanha. 

A letra original de Hoffmann von Fallersleben, que tinha um tom patriótico e exaltava a unidade alemã, foi alterada após a Segunda Guerra Mundial para remover referências nacionalistas e exaltar valores como a liberdade e a unidade.

Mas por que o hino 22 utiliza-se desta melodia? O uso da mesma melodia em diferentes contextos é comum na história da música, e pode ocorrer por diversas razões, incluindo a popularidade da melodia ou a sua adequação para determinado tipo de letra.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: