Hino 304 - A voz do evangelho

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. A voz do Evangelho 
Já se fez ouvir aqui, 
Publicando, em som alegre, 
O que Deus já fez por ti. 
Pois tanto ao mundo amou 
E ao perdido pecador, 
Que do céu lhe deu seu Filho 
Para ser seu Redentor.

    Santa paz e perdão, 
    É a nova lá dos céus! 
    Santa paz e perdão, 
    Bendito o nosso Deus! 

2. A voz do Evangelho 
Segurança, vida e paz,
E o amor de Jesus Cristo 
Que o perdão de Deus nos traz. 
As novas se nos dão 
De haver um Salvador, 
Poderoso e mui bondoso 
Que perdoa o pecador.

3. A voz do Evangelho 
Vem a todos avisar
Do perigo, grande e grave, 
Para quem se descuidar. 
Salvai-vos desde já, 
Não vos detenhais no mal, 
Cobiçando os seus prazeres, 
Letra e música: Samuel Wesley Martin, 1839
Adaptação: Joseph Jones, 1887

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a mensagem do Evangelho, que traz paz, perdão e amor para o perdido pecador. O hino chama as pessoas a se salvarem desde já, a não se deterem no mal, pois o Evangelho traz a segurança, a vida e a paz que só Jesus Cristo pode trazer.

Teologia do hino: O hino destaca a mensagem central do Evangelho, que é a salvação em Jesus Cristo. Ele enfatiza que Deus amou tanto o mundo e o perdido pecador que deu seu Filho unigênito para ser o Redentor da humanidade. O hino também destaca a importância da paz, do perdão e do amor de Deus, que trazem segurança, vida e paz para aqueles que creem em Jesus Cristo. Ele adverte aqueles que se descuidam e cobiçam os prazeres do mundo, alertando-os para o perigo que isso pode representar para suas vidas.

Textos bíblicos:
- João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
- Efésios 2:8-9 - "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".
- Romanos 5:1 - "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo".

Metáforas e simbologia:
- "A voz do Evangelho já se fez ouvir aqui" - A voz do Evangelho representa a mensagem da salvação em Jesus Cristo, que é proclamada aos perdidos pecadores.
- "Santa paz e perdão" - A paz e o perdão representam a graça de Deus que é dada aos pecadores que creem em Jesus Cristo. Eles são perdoados e reconciliados com Deus, tendo a paz que só Cristo pode dar.
- "Salvai-vos desde já" - Essa frase representa a urgência da salvação e a importância de se arrepender e crer em Jesus Cristo imediatamente.

Aplicação prática: O hino nos lembra da mensagem central do Evangelho, que é a salvação em Jesus Cristo. Devemos lembrar que a salvação é um dom de Deus, dado pela sua graça, e que não podemos obtê-la por meio de nossas próprias obras. Devemos crer em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, e nos arrepender de nossos pecados. Devemos também buscar a paz, o perdão e o amor de Deus em nossa vida cotidiana, e compartilhar essa mensagem com aqueles que ainda não a conhecem.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em cultos evangelísticos, onde a mensagem do Evangelho é proclamada aos perdidos pecadores. Também pode ser apropriado para ser cantado em momentos de adoração e celebração, onde os crentes são lembrados da graça, da paz e do perdão que só Jesus Cristo pode trazer.

História
Sobre o autor e compositor deste hino, Samuel Wesley Martin, temos uma única informação que localiza sua cidade natal, Plainfield, no Estado de Illinois. 

A data de seu nascimento é 20 de janeiro de 1839. Não há outras informações, nem ao menos a data de seu falecimento. 

A tradução para o português é de Joseph Jones, sobre quem tratamos no hino n° 103. Sem dúvida, é um dos hinos mais apreciados em nossas igrejas brasileiras. 


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: