Hino 299 - Renovação

Seu navegador não suporta o elemento audio


Fortalece a tua Igreja,
Ó bendito Salvador!
Dá-lhe tua plena graça,
Oh! Renova seu vigor.
Vivifica, vivifica
Nossas almas, ó Senhor! Amém.

Letra: Henry Maxwell Wright, 1910
Música: Melodia galega
Harmonia: Thomas John William, 1890

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a oração pela fortalecimento e renovação da Igreja por meio da graça de Jesus Cristo. O hino expressa a esperança de que Jesus Cristo vivifique as almas dos crentes e dê novo vigor à Igreja, para que ela possa cumprir a sua missão de pregar o evangelho e fazer discípulos.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã na importância da graça de Jesus Cristo para o fortalecimento e renovação da Igreja. A graça de Deus é um dom gratuito que nos salva do pecado e nos transforma em seguidores de Jesus Cristo. A ideia da vivificação é outra crença cristã fundamental, que se baseia na fé de que a vida e o poder de Deus podem fluir em nós por meio do Espírito Santo. A oração pela fortalecimento e renovação da Igreja reflete a missão da Igreja de pregar o evangelho e fazer discípulos.

Textos bíblicos:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20)

“Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5)

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40:31)

Metáforas e simbologia:
1) "Fortalece a tua Igreja" - a imagem do fortalecimento é uma metáfora para a renovação e aprimoramento da Igreja, por meio da graça de Jesus Cristo.

2) "Renova seu vigor" - a imagem da renovação do vigor é uma metáfora para a renovação da missão e do compromisso da Igreja de pregar o evangelho e fazer discípulos.

3) "Vivifica, vivifica nossas almas" - a imagem da vivificação é uma metáfora para o poder da graça de Deus em transformar e renovar as nossas vidas.

Aplicação prática:
O hino nos convida a orar pela fortalecimento e renovação da Igreja por meio da graça de Jesus Cristo, a fim de que possamos cumprir a nossa missão de pregar o evangelho e fazer discípulos. Devemos, portanto, buscar a Deus em oração e pedir a sua graça e o seu poder para nos transformar e renovar. Além disso, o hino nos lembra da importância de nos mantermos firmes na fé e comprometidos com a missão de Deus, mesmo em meio às dificuldades e desafios da vida cristã.

Quando cantar:
O hino é apropriado para cultos de oração e intercessão, quando se busca a Deus em favor da Igreja e dos crentes. O hino também pode ser cantado em momentos de renovação espiritual, como retiros e acampamentos, quando se busca a Deus em busca de fortalecimento e renovação. Além disso, o hino pode ser cantado em cultos de adoração e louvor, quando se celebra a graça e o poder de Deus em nossas vidas e na vida da Igreja.

História
"Ebenezer" é uma melodia galesa cujas origens estão cercadas de lendas. No entanto, sua primeira publicação com este título foi em 1890, num hinário galês chamado "Llawlyfr Moliant". 

O trabalho de harmonização foi feito pelo músico e organista Thomas John Williams (1869-1944) quando este tinha apenas vinte e um anos. 

Foi aluno do Dr. David Evans (1874- 1948), um dos maiores músicos de seu tempo. Williams usou a melodia em um antema chamado "Luz no vale". 

O texto que aqui usamos é original de Henry Maxwell Wright (v. hinos n° 39 e 132) e foi composto em 1910. Figura em quase todos os hinários brasileiros e é um dos hinos favoritos de nossas igrejas.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: