Hino 177 - Firme nas promessas

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Firme nas promessas do meu Salvador, 
Cantarei louvores ao meu Criador!
Fico, pelos séculos do seu amor,
Firme nas promessas de Jesus!

    Firme, firme, Firme nas promessas
    De Jesus, meu Mestre! Firme, firme,
    Sim, firme nas promessas de Jesus!

2. Firme nas promessas, hei de trabalhar
Tendo o Verbo eterno sempre a me amparar!
Mesmo em tempestade vou sem vacilar,
Firme nas promessas de Jesus!

3. Firme nas promessas, sempre vejo, assim,
Purificação no sangue para mim!
Plena liberdade já desfruto, enfim;
Firme nas promessas de Jesus!

4. Firme nas promessas do Senhor Jesus,
Em amor ligado sempre à sua cruz,
Cada dia mais me alegro em sua luz,
Firme nas promessas de Jesus!


Fidelidade - 176 a 177

Hino 176 - Fidelidade do cristão (História)
Hino 177 - Firme nas promessas (História)

Informações
Letra: Russel Kelso Carter, 1848 - 1928
Trad.: Anônimo
Música: Russel Kelso Carter

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a firmeza nas promessas de Deus, destacando a importância de confiar nas promessas de Jesus e cantar louvores ao Criador. O hino enfatiza a confiança na fidelidade de Deus, mesmo em meio às tempestades da vida. Além disso, o hino destaca a purificação e a liberdade que são encontradas no sangue de Jesus e a alegria que é experimentada em sua luz.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da fidelidade de Deus às suas promessas, que é vista como um motivo para a nossa firmeza e confiança em Jesus. O hino enfatiza a importância de trabalhar com a ajuda do Verbo eterno e de confiar no amor de Deus para nos amparar em meio às tempestades da vida. A purificação e a liberdade que são encontradas no sangue de Jesus são vistas como uma promessa cumprida, enquanto a luz de Jesus é vista como uma fonte de alegria e paz.

Textos bíblicos:
- "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23:19)
- "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12)
- "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

Metáforas e simbologia:
- "Tempestade": A figura da tempestade simboliza as dificuldades e desafios que enfrentamos na vida.
- "Sangue de Jesus": A figura do sangue de Jesus simboliza a purificação e libertação que são encontradas em seu sacrifício na cruz.
- "Luz de Jesus": A figura da luz de Jesus simboliza a verdade, a sabedoria e a paz que são encontradas nele.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a confiar nas promessas de Deus e a sermos firmes em nossa fé em Jesus, mesmo em meio às tempestades da vida. Isso envolve cantar louvores ao Criador e trabalhar com a ajuda do Verbo eterno. Além disso, o hino nos desafia a buscar a purificação e a liberdade que são encontradas no sangue de Jesus e a experimentar a alegria e a paz que são encontradas em sua luz.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a importância da firmeza nas promessas de Deus e da confiança em Jesus. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da purificação e da liberdade que são encontradas no sangue de Jesus e da alegria e paz que são encontradas em sua luz.

História
O autor deste hino, Russel Kelso Cárter, nasceu em Baltimore em 1849. Estudou na Academia da Pennsylvania, destacou-se como atleta e graduou-se em engenharia. 

Lecionou na Academia Militar durante dezoito anos, ensinando ciências exatas e publicando diversos livros sobre sua especialidade matemática, a trigonometria. 

Tomou-se pastor metodista e formou-se também em medicina. Publicou livros sobre todos esses assuntos. 

Além de poeta sacro foi também músico e participou da edição de dois hinários, juntamente com John R. Sweney (v. hino n° 109) e A. B. Simpson. 

Apenas conhecemos este hino de Cárter, publicado provavelmente numa coleção chamada "Cânticos de Amor Perfeito". O hino recebeu o título de "Promises" e é uma afirmação de garantia que os cristãos têm nas promessas que o Senhor fez registrar nas Escrituras. Russel Kelso Cárter faleceu em 1926.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: