Hino 178 - A excelência do amor

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Qual o adorno desta vida?
É o amor, é o amor.
Alegria é concedida
Pelo amor, pelo amor.
E benigno, é paciente,
Não se torna maldizente,
Não se torna maldizente
Nem se ufana, esse amor.

2. Com suspeitas não se alcança
Vero amor, vero amor!
Onde houver desconfiança,
Ai do amor, ai do amor!
Pois mostremos lealdade,
Combatendo a falsidade, 
Combatendo a falsidade
Que destrói esse amor.

3. Não te irrites, mas tolera
Com amor, com amor!
Tudo sofre, tudo espera
Pelo amor, pelo amor.
O caminho excelente,
Ao segui-lo, vence o crente,
Ao segui-lo, vence o crente
Numa vida de amor!

4. O cristão, ao teu vizinho
Mostra amor, mostra amor!
O valor não é mesquinho
Desse amor, desse amor.
O supremo Deus nos ama;
Cristo para o céu nos chama,
Cristo para o céu nos chama,
Onde reina este amor.


Informações
Letra: Sarah Poulton Kalley, 1867
Música: Melodia inglesa adaptada por Hubert Platt Main, 1839 - 1925
Harmonia: John Walter Clancy, 1888

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é o amor, destacando que ele é o adorno desta vida e a fonte de alegria. O hino enfatiza a importância de sermos pacientes, leais e tolerantes com os outros, combatendo a falsidade que pode destruir o amor. Além disso, o hino destaca que o amor é o caminho excelente para vencer na vida cristã e que devemos mostrar amor ao nosso próximo, pois o amor é supremo e nos leva a Cristo.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia do amor, que é visto como o adorno desta vida e a fonte de alegria. O hino enfatiza que o amor é benigno, paciente e não se torna maldizente. A lealdade, a tolerância e a luta contra a falsidade são vistas como características essenciais do amor. O hino também destaca que o amor é o caminho excelente para a vida cristã e que nos leva a Cristo.

Textos bíblicos:
- "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece." (1 Coríntios 13:4)
- "E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3:14)
- "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos." (1 João 3:16)

Metáforas e simbologia:
- "Adorno": A figura do adorno simboliza o valor e a beleza que o amor traz para a vida.
- "Caminho excelente": A figura do caminho excelente simboliza a escolha sabia e virtuosa de seguir o amor na vida cristã.
- "Supremo Deus": A figura de Deus como supremo simboliza a grandeza e a importância do amor em sua natureza e em sua relação conosco.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a valorizar e cultivar o amor em nossas vidas, como fonte de alegria e adorno desta vida. Isso envolve ser pacientes, leais e tolerantes com os outros, combatendo a falsidade que pode destruir o amor. Além disso, o hino nos desafia a seguir o caminho excelente do amor na vida cristã, mostrando amor ao próximo e vivendo em obediência a Cristo.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a importância do amor na vida cristã e na relação com o próximo. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da alegria e da beleza que o amor traz para a vida, bem como em momentos de reflexão sobre a lealdade, a tolerância e a luta contra a falsidade.

Histórias
Este poema original de D. Sarah Poulton Kalley foi escrito em 1867, um ano após ter inaugurado uma classe de ensino de música para jovens interessados em aperfeiçoar o canto congregacional em sua igreja. 

Como vimos no hino n° 176, o texto foi associado a uma melodia inglesa adaptada por Hubert Plat Main. 

Este excelente músico nasceu em Ridgefield, Connecticut em 1839. Seu pai era editor de música e sócio da firma "Bigelow & Main", uma das melhores dos Estados Unidos e sucessora da firma de Bradbury (v. hino n° I 17), a "W. B. Bradbury Company". 

Desde a infância Hubert P. Main demonstrou talento musical e compôs seu primeiro hino aos dezesseis anos. Trabalhou na firma de Bradbury como consultor geral e tesoureiro. 

Foi compositor de muitas canções e arranjador de centenas de outras, em todos os gêneros, tendo sido considerado uma autoridade no campo da hinologia. 

Junto com Philip Phillips foi editor do hinário "Hymn and Tune Book" para a Igreja Metodista Episcopal. 

A biblioteca "Newberry" em Chicago adquiriu o acerbo de livros sobre canções americanas pertencente a Hubert P. Main, acervo este muito valioso e conhecido por Biblioteca Main. 

Ele faleceu em 1925. A música de nosso hino foi trabalhada harmonicamente por John Walter Clancy em 1888.0 hinário "Salmos e Hinos" traz, em sua última edição, diversos hinos com a participaçao de John W. Clancy, três dos quais incluímos no "Novo Cântico".

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: