As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Não seja ignorante


Leitura Bíblica: Eclesiastes 12.11-14
O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.4).

Vivemos em um mundo repleto de sabedoria e também de bobagens. Incrível é que as bobagens são mais buscadas do que a sabedoria. 

Existem centenas de livros muito bons que quase não são lidos. A Bíblia, mesmo sendo o livro mais vendido do mundo, é pouco conhecida.

As palavras de sabedoria foram escritas para nos guiar até a verdade. 

“As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor” (Ec 12.11). 

“Livros são aulas sem professor, sermões sem pregador, em que o leitor é coautor na leitura e no aprendizado. 

Leia livros nas áreas de teologia, apologética e vida cristã. 

Há muita coisa boa que você descobrirá, à medida que for lendo, sob indicação dos autores” (Wadislau Martins Gomes - Do livro Todo mundo pensa, você também).

Estamos atentos à sabedoria? Em Provérbios 1.20 encontramos um convite à sabedoria. 

O texto diz: 

“A sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso: 

Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?” (Pv 1.20-22). 

Gosto muito deste texto, pois nos faz refletir nossa ignorância. Sim, exatamente, ignorância em ignorar a sabedoria, em dar mais ouvidos à estultícia e à loucura. Até quando? 

Este questionamento quer nos mostrar que já basta. Já fomos longe demais. Já é tempo de despertarmos para a verdade.

Atenda a sabedoria. Ela não está ausente, ela não é de difícil acesso. Ela grita bem alto. Ela está em todo lugar. Ela está na Bíblia e em muitos livros sérios que nos ajudam a entender e praticar a verdade. 

Ouçamos a verdade. As palavras de sabedoria que são transmitidas por Deus, o nosso pastor, nosso Senhor.

Conheça a verdade.

Comentários