As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Montado no boi


Leitura Bíblica: Eclesiastes 11.9-10
Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade (Ec 2.26).

Conta-se uma história que um sábio entrou em um vilarejo montado em um boi e os habitantes da vila lhe perguntaram aonde estava indo. 

Ele então respondeu que estava em busca de um boi. As pessoas se entreolharam, intrigadas, e então começaram a rir. 

O sábio se foi. 

No dia seguinte, de novo montando um boi, o sábio voltou ao vilarejo. E de novo as pessoas lhe perguntaram o que buscava. “Procuro um boi”, foi novamente a resposta. 

Outra vez o sábio se foi, em meio ao riso de todos. 

No terceiro dia, o fato se repetiu: “o que busca?” e o sábio, montado no boi, disse ser um boi o que buscava. 

Só que a piada já perdera a sua graça e as pessoas protestaram, dizendo: “olhe aqui, você é um sábio, supostamente uma pessoa sensata, e mesmo assim você vem aqui à procura de um boi quando, o tempo todo, é sobre um boi que você está sentado”. 

Ao que replicou o sábio: “também assim é a procura de vocês por muitas coisas”.

O comentário desta história dizia: 

“E assim é conosco. Tantas e tantas vezes saímos em busca de algo que estava conosco o tempo todo, sem que nos déssemos conta. 

Achamos que a nossa realização está em outro trabalho, outra profissão, outra família, outros amigos... e chegamos, por vezes, a partir em uma busca inútil quando, se olhássemos com um pouco mais de atenção - talvez com um pouco mais de boa vontade - para aquilo que já temos, descobriríamos que o “boi” que tanto procurávamos, estava nos carregando todo o tempo”.

Realmente muita infelicidade é gerada pela falta de gratidão e percepção sobre o quanto somos abençoados. 

Nem sempre enxergamos que temos quase tudo que precisamos. Muitas coisas que procuramos e achamos que estão faltando, estão mais próximas de nós do que imaginamos. 

Perdemos muito principalmente quando não vemos a Deus que está todo tempo junto de nós. Devemos almejar novas conquistas, mas sem desprezar o valor e a importância das que estão presentes.

Sejamos mais felizes.

Comentários