Hino 333 - O batismo


Nós, Senhor, nos alegremos
Ao teu mando obedecer.
Pois tu mesmo nos mandaste
O batismo receber.
Vem, agora, Deus de amor,
Conceder-nos teu favor.

Este selo nos recorda
Mandamento do Senhor.
É Figura que nos fala
Do poder renovador.
Vem por ele a Igreja unir
Quem te pode aqui seguir.

Morte ao mundo declaramos,
Morte ao vil pecado sim!
Com Jesus ao nosso lado
A vitória é certa, enfim!
Ó Senhor, vem consagrar
A quem vem se batizar.

Mortos para o mundo estamos,
Desejando a Deus servir.
Vivos em Jesus queremos
Sua imagem refletir.
Vem, Senhor, aqui fazer
Tua graça em nós crescer. Amém.

Ênfase do hino: O hino enfatiza a alegria de obedecer ao mandamento divino de receber o batismo. Ele destaca a importância do batismo como um selo que nos lembra da renovação espiritual que ocorre em nós. 

O hino também declara a morte ao mundo e ao pecado, e exalta a vitória que temos em Jesus Cristo. Ele pede a consagração divina sobre aqueles que se batizam, para que possam crescer na graça e refletir a imagem de Cristo.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica do batismo como um mandamento divino que devemos obedecer. Ele enfatiza a importância do batismo como um selo que nos lembra da renovação espiritual que ocorre em nós, e como um sinal de unidade na comunidade da fé. O hino também destaca a importância da morte para o mundo e para o pecado, em favor da vida em Jesus Cristo. Além disso, o hino pede a consagração divina sobre aqueles que se batizam, para que possam crescer na graça e refletir a imagem de Cristo.

Textos bíblicos:
- Mateus 28:19 - "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

- Romanos 6:3-4 - "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".

- 1 Pedro 3:21 - "Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo".

Metáforas e simbologia:
- "Selo que nos recorda": a metáfora representa o batismo como um selo que nos lembra da renovação espiritual que ocorre em nós.

- "Morte ao mundo": a expressão representa a renúncia às práticas mundanas e ao pecado.
- "Consagrar": a expressão representa a entrega total a Deus e a busca pela santidade.

Aplicação prática: O hino nos desafia a obedecer ao mandamento divino de receber o batismo e a buscar a renovação espiritual que ele representa. Ele nos incentiva a declarar a morte ao mundo e ao pecado, e a exaltar a vitória que temos em Jesus Cristo. Além disso, o hino pede a consagração divina sobre aqueles que se batizam, para que possam crescer na graça e refletir a imagem de Cristo. A mensagem do hino nos inspira a viver uma vida de obediência e santidade, buscando sempre a renovação espiritual em Deus.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em cultos de batismo, cultos de renovação da fé, ou em momentos de reflexão sobre a importância da obediência e da busca pela santidade. Ele também pode ser utilizado em ocasiões especiais, como em momentos de celebração da vida em Cristo ou em momentos de consagração pessoal a Deus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: