Hino 295 - A volta de Jesus


Sobre nuvem fulgurante
Vem do céu o Salvador.
Com poder e majestade
Anjos traz ao seu redor.
Vem glorioso, vem glorioso,
Cristo, o eterno Vencedor.

Quem atrozes inimigos
Uma vez na cruz venceu,
Ressurgiu da sepultura
E subiu além do véu.
Aleluia! Aleluia!
Outra vez vem lá do céu.

Para um dia tão solene
Preparaste-nos, Senhor,
Para que, vencida a morte,
Nos vejamos sem temor,
Contemplando, contemplando
Tua face em resplendor. Amém.

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a volta gloriosa de Jesus Cristo, o Salvador, em poder, majestade e vitória sobre a morte. O hino expressa a esperança dos cristãos de contemplar a face resplandecente de Jesus e estar com Ele para sempre, sem temor.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã na volta de Jesus Cristo em poder e glória, como o Salvador que venceu a morte e subiu aos céus. A vitória sobre a morte é um tema central no cristianismo, e o hino celebra a ressurreição de Jesus Cristo como prova da sua divindade e da sua capacidade de salvar a humanidade. A ideia de que Jesus Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos e instaurar o Reino de Deus na Terra também é uma crença cristã fundamental, que se baseia na fé na soberania de Deus sobre a história humana.

Textos bíblicos:
"Este Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:11)
"Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda." (1 Coríntios 15:22-23)
"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." (1 Tessalonicenses 4:16)

Metáforas e simbologia:
1) "Sobre nuvem fulgurante vem do céu o Salvador" - a imagem da nuvem fulgurante é uma metáfora para a glória e o poder de Jesus Cristo.
2) "Anjos traz ao seu redor" - a imagem dos anjos é uma metáfora para a corte celestial que acompanha Jesus Cristo em sua volta.
3) "Subiu além do véu" - a imagem do véu é uma metáfora para a separação entre o céu e a Terra, que Jesus Cristo atravessou ao subir aos céus.

Aplicação prática:
O hino nos convida a ter esperança na volta de Jesus Cristo e a nos prepararmos para esse dia solene, vivendo de acordo com a vontade de Deus e confiando na sua graça e misericórdia. Devemos estar atentos aos sinais dos tempos e buscar crescer em nossa fé e em nosso compromisso com o Reino de Deus. Além disso, o hino nos lembra que a morte não é o fim da nossa história, mas sim uma passagem para a vida eterna com Deus. Devemos viver com a certeza da vitória de Jesus Cristo sobre a morte e com a esperança de contemplar a sua face em resplendor.

Quando cantar:
O hino é apropriado para épocas litúrgicas como a Quaresma e a Páscoa, quando se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo e se espera a sua volta. Também pode ser cantado em cultos de oração e louvor, especialmente aqueles que enfatizam a esperança e a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. O hino também é apropriado para funerais, pois expressa a esperança da vida eterna com Deus após a morte.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: