Hino 302 - Povoam as cidades


Povoam as cidades inquietas multidões
Que vivem na ganância e em vis degradações.
Bem pouco ali ressoam as preces e o louvor
Que as mal nutridas almas levantam ao Senhor.

Há muitas cenas tristes, flagrantes erros há!
Há lares sem carinho e o medo em tudo está.
Nos centros e nos bairros, nas ruas, nas prisões,
As almas esquecidas perecem aos milhões.

Contempla, ó Deus, teu povo nas lutas do viver,
E aos crentes das cidades concede teu poder!
Do sonho à realidade permite-nos sair,
Oh, faze a Igreja de hoje melhor a ti servir. Amém

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a oração por aqueles que vivem nas cidades, que são frequentemente caracterizadas pela ganância, degradação e flagrantes erros. O hino clama a Deus para que conceda poder aos crentes da cidade para fazer a Igreja ser melhor em servi-lo.

Teologia do hino: O hino destaca a realidade do pecado e da depravação nas cidades, mas também enfatiza que Deus é soberano e está presente em todos os lugares. Ele chama os crentes a orarem por aqueles que vivem nas cidades e a agirem como agentes de mudança, trazendo a luz e o amor de Deus para os lugares mais sombrios. O hino também destaca a importância da Igreja em servir a Deus e fazer a diferença nas comunidades onde está inserida.

Textos bíblicos:
- Salmo 34:18 - "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido".
- Tiago 1:27 - "A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo".
- Mateus 5:14-16 - "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E também não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-se no lugar apropriado e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim também brilhe a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu".

Metáforas e simbologia:
- "Povoam as cidades inquietas multidões" - O hino descreve as cidades como lugares inquietos, onde as multidões vivem em meio à ganância e degradações. Isso representa a realidade das cidades, que são frequentemente caracterizadas pela agitação e pela busca incessante por dinheiro e poder.
- "Do sonho à realidade permite-nos sair" - Essa frase representa a necessidade de os crentes deixarem de viver em um mundo de sonhos e se tornarem agentes ativos de mudança nas cidades. Eles são chamados a trazer a luz e o amor de Deus para as comunidades onde vivem.
- "Oh, faze a Igreja de hoje melhor a ti servir" - Essa frase destaca a importância da Igreja em servir a Deus e fazer a diferença nas comunidades onde está inserida. A Igreja é chamada a ser uma luz nas trevas da cidade, trazendo esperança e amor para aqueles que vivem em meio à ganância e degradações.

Aplicação prática: O hino nos lembra da realidade do pecado e da depravação nas cidades, mas também nos chama a orar e agir como agentes de mudança. Devemos estar cientes das necessidades daqueles que vivem nas cidades e buscar maneiras de trazer a luz e o amor de Deus para essas comunidades. Como crentes, somos chamados a ser uma luz nas trevas, trazendo esperança e amor para aqueles que estão perdidos e desesperados. Devemos também aproveitar a oportunidade para servir a Deus em nossas próprias comunidades e fazer a diferença onde quer que estejamos.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado em cultos de oração, especialmente aqueles que enfatizam a necessidade de orar por aqueles que vivem nas cidades. Também pode ser apropriado para ser cantado em cultos de evangelismo ou de celebração da missão da Igreja em servir a Deus e fazer a diferença nas comunidades onde está inserida.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: