O mistério das ervas daninhas que insistem em voltar - Ilustração para Pregação sobre Pecado

Pessoa cuidando de um jardim

Leitura Bíblica: Romanos 8.10-14.

“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria” (Cl 3.5).

Era uma vez um competente jardineiro, que amava muito seu jardim, dedicando-lhe todos os cuidados necessários. Mesmo assim, apesar de seu empenho, no seu jardim também crescia mato.

Ele, com muita paciência, sempre que preciso, arrancava o mato, esperando ter extirpado também sua raiz. Mas o mato sempre voltava a crescer.

Nas primeiras vezes, ficava muito mal-humorado, achando que seus cuidados deveriam eliminar o mato para sempre.

Ele acreditava que esplêndidas flores e rosas perfumadas deveriam tomar definitivamente o lugar da urtiga e das ervas daninhas.

A natureza do terreno

Cada vez que extirpava uma delas, iludia-se de que seria a última. Pensava que, de agora em diante, nunca mais brotaria nenhuma erva ruim, porque ele era um jardineiro competente.

Mas, apesar de todos seus esforços, de vez em quando, o mato ressurgia. Por sua experiência, o jardineiro entendeu que a erva ruim não dependia de seus cuidados, mas da natureza do terreno.

Uma vez que tomou consciência disso, não ficou mais irado. Porém, continuou a tomar cuidado e a extirpar as ervas ruins assim que as via brotar.

Ele não permitia que elas se expandissem e contaminassem o resto do jardim. Essa é a mesma luta que enfrentamos em nossa caminhada espiritual.

O cuidado diário com o coração

A nossa luta é diária. Temos um compromisso com a verdade e com a justiça. Por mais que pareça desanimador, nosso trabalho de vigilância não pode parar.

Quem para ou desiste por um instante, acaba deixando o mato crescer. Quanto mais ele cresce, mais difícil fica de retirar e de voltar à ordem original.

Nosso coração é enganoso e corrupto; nossa natureza é pecaminosa. Mas quando estamos plantados em Jesus, temos força para crescer e florescer.

O próprio Jesus nos limpa e poda quando necessário. Nosso coração é transformado através do contato diário com Deus e Sua Palavra.

Através do conhecimento de Deus, nos tornamos participantes da natureza divina. Ele nos conduz à vida e à piedade e nos capacita a fugir da corrupção que há no mundo.

Limpos pela Palavra, glorificamos a Deus. Na graça, encontramos a força para manter nosso jardim espiritual sempre bem cuidado.

Autor: Hebert Gonçalves

Postagem Anterior Próxima Postagem
Instalar Hinário Presbiteriano no Celular Instalar Hinário Presbiteriano no Celular