Agindo com doçura



Leitura Bíblica: Efésios 4.30-31
O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos! (Sl 138.8).

Você já deve ter escutado a expressão “Ganhou no grito”. Também deve conhecer pessoas que quando querem uma coisa erguem a voz, franzindo o rosto, e começam a gritar. 

Mas será que realmente ganha quem fala mais alto? Acredito que se pode até ganhar algumas coisas no grito, mas é uma vitória com gosto amargo. 

Pode-se ganhar uma batalha, mas perder um amigo. Pode-se ganhar uma promoção, mas perder a reputação. 

A melhor vitória é do bom senso, da moderação. A força da doçura é maior do que a do grito.

Conta-se que um viajante caminhava pela estrada, quando encontrou um pequeno rio que corria tímido por entre as pedras. 

Continuou andando e seguindo o curso do rio, quando notou que ele ia ganhando volume e se tornando um rio maior. Bem mais adiante, o viajante viu o pequeno rio dividir-se em cachoeiras, num verdadeiro espetáculo de águas.

O cenário atraiu o viajante e ele foi descendo pelas pedras, ladeando uma das cachoeiras. Descobriu, então, uma gruta, onde a natureza criara, com paciência, belíssimas formas. 

Ali, encontrou uma placa. Alguém estivera lá antes dele. Com a lanterna, iluminou as palavras inscritas. Eram versos de um poeta e filósofo chamado Tagore. 

Ele dizia: “Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança e sua canção. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir”.

Nossas conquistas acontecem mediante muito trabalho, dedicação e humildade. É certo que Deus vai nos sustentar de acordo com a sua vontade. 

O Senhor cumprirá o seu propósito em nossa vida. Deus não irá nos abandonar. Ele cumprirá suas promessas em nossas vidas e podemos dizer como o salmista: “o que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo” (RA - Sl 138.8a). 

Com foco e doçura podemos seguir nosso caminho. As conquistas virão graças a Deus e não aos gritos.

Forte é quem consegue ter domínio próprio.

Comentários