As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Importância do elogio


Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições exatamente como eu as transmiti a vocês (1Co 11.2).

Li uma história que contava que poucos meses depois de se mudar para uma pequena cidade, uma mulher reclamava a seu vizinho sobre o péssimo serviço que havia recebido de uma mercearia local. 

Ela sabia que seu vizinho era amigo do proprietário e esperava que ele transmitisse sua queixa. Na visita seguinte que ela fez a mercearia, o proprietário recebeu-a com um largo sorriso e disse o quanto estava feliz em vê-la novamente. 

Esperava que ela estivesse gostando de sua cidade e, ainda, disse que teria imenso prazer em ajudá-los a se estabelecerem. Atendeu pronta e eficientemente o pedido que ela fez. 

Mais tarde, a mulher relatou a miraculosa mudança para seu novo amigo. Suponho que você tenha dito a ele como achei ruim seu atendimento, não disse? - ela perguntou. 

Bem, não, respondeu o vizinho. A bem da verdade, espero que não se importe - disse-lhe que você estava surpresa de ele ter conseguido montar numa cidade pequena uma das mercearias mais bem dirigidas que você já havia visto.

Elogios motivam pessoas. Esta história é um exemplo disso. Claro que não devemos mentir, como o vizinho desta mulher, mas no lugar de reclamar e só enxergar os defeitos de alguém ou de alguma coisa deveríamos parar para analisar o que de bom existe para elogiar. 

Sempre existe algo bom, até mesmo nas piores pessoas e situações. 

Poucas coisas motivam mais as pessoas que elogios. As pessoas respondem na justa medida de nossa expectativa a respeito delas. Dizer que elas fizeram um bom trabalho faz com que se esforcem ainda mais para continuar fazendo um bom trabalho. Quando os elogios são feitos publicamente, seus benefícios multiplicam- se. A pessoa elogiada não só se esforça mais, mas também passa a ter uma reputação positiva. Isso aumenta o valor da pessoa diante dos outros e os motiva a serem como ela.

Pratique a arte de elogiar.

Comentários