Falando consigo mesmo


Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a lua presença (SI 27.8). 

Muitas pessoas são caladas. Não falam muito. Será? Na verdade todos nós conversamos e falamos muito, só que muitas vezes sem palavras. Conversamos em nossos pensamentos. Falamos conosco mesmo. Falamos o tempo todo, até mesmo dormindo. 

Esta conversa, que às vezes não é levada a sério, pode mudar nossa vida. 

Ninguém é mais influente em sua vida do que você mesmo, porque ninguém fala a você mais do que você mesmo. Como você está se saindo na tarefa de aconselhar a si mesmo? (Paulo David Tripp). 

O pastor Tripp. falando sobre isso, levanta algumas questões importantes: O que você costuma dizer a si mesmo acerca de si, de Deus e da sua vida? As suas palavras para si mesmo encorajam a fé, a esperança e a coragem ou elas estimulam a dúvida, o desânimo e o temor? 

Muitas de nossas conversas conosco mesmo são perigosas. Por exemplo, quando nelas nos convencemos que o pecado não tem importância ou quando julgamos o nosso próximo. 

No Salmo 27, Davi, em sua conversa interna, exorta a si mesmo a buscar a Deus. Ele diz a ele mesmo que Deus o convidou a buscar a sua presença. E que ele vai atender este convite: "Buscarei a tua presença”. 

Como já disse, nossas conversas conosco mesmo são importantes. Devemos nos lembrar das coisas boas que o Senhor já nos falou. Devemos meditar nas promessas e mandamentos de Deus. 

Tripp ainda pergunta: 

Quão benéfica, guiada pela fé e cristocêntrica é a conversação que você tem consigo mesmo todos os dias? Você lembra a si mesmo de sua carência? Você se dirige, mais uma vez, para a beleza e experiente graça de Deus? Você diz a si mesmo para correr em direção a ele nos momentos em que sente vontade de correr para longe dele? 

Que além de nossas palavras, os nossos pensamentos sejam agradáveis a Deus. Seguindo a instrução do Espírito Santo, estejamos aconselhando outras pessoas e principalmente nos convencendo a viver nos caminhos da verdade. 

Ó minha alma, espera em Deus.

Comentários