Exemplo de mãe


Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela,
e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles
Provérbios 22.6 

Dizem que a biografia de qualquer pessoa não estará completa se não incluir a história de sua mãe. Susana Wesley foi a mãe do grande pastor João Wesley (1703-1791). 


Se ele é conhecido por ter sido usado por Deus em um grande avivamento em seu tempo, sua mãe também pode ser lembrada, juntamente com seu pai Samuel Wesley, por participar da educação espiritual de seu filho. 

João era o 15º filho de 19, mas para Susana tinha um significado especial, pois quando tinha cinco anos e meio foi salvo milagrosamente de um incêndio que destruiu sua casa. 

Susana escreveu estas palavras nas suas meditações particulares: 

Senhor, esforçar-me-ei mais definitivamente em prol desta criança, a qual salvaste tão misericordiosamente. Procurarei transmitir-lhe fielmente ao coração os princípios da tua religião e virtude. Senhor, dá-me a graça necessária para fazer isso sincera e sabiamente, e abençoa os meus esforços com grande êxito!

Em sua casa nunca se omitia o culto doméstico do programa do dia. 

Susana Wesley acreditava que “aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho” (Provérbios 13.24), e não consentia que seus filhos chorassem em voz alta. Um filho jamais ganhou coisa alguma chorando, na casa de Susana Wesley.


Logo que aprendiam a falar, repetiam a Oração Dominical de manhã e à noite; e eram ensinados, também, a acrescentar outros pedidos, conforme o seu desejo. 

Assim, Wesley, quando foi estudar fora, mesmo estando em um ambiente de pecado, se manteve fiel a Deus. 

João Wesley pregou cerca de 780 vezes por ano, durante 54 anos. Multidões de 5 a 20 mil afluíam para ouvir seus sermões. 

Durante os 54 anos do seu ministério, andou, em média, mais de 7 mil quilômetros por ano, para alcançar os pontos de pregação. 

E ainda tinha tempo para a vida literária. Leu não menos de 1.200 tomos. Diz-se que ao todo escreveu mais que 230 livros. 

O maior privilégio de ser exemplo é ver os filhos seguirem o caminho de Deus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: