A gratidão que agrada a Deus


I Samuel 2.1 a 11 

O segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães. Sem dúvida, é uma data de alegria para alguns e de lembranças para outros, mas com certeza todos são gratos a Deus pela participação das mães nas nossas vidas. Pensemos então sobre que tipo de gratidão que agrada a Deus.

No primeiro livro de Samuel encontramos a historia de Ana. Ela era uma mulher atribulada por não ter filhos, pois o Senhor a tinha deixado estéril, e além deste fato, que era considerado uma maldição terrível naqueles dias, ela era ridicularizada e provocada excessivamente por sua rival Penina. 

Por tudo isto, Ana derramou-se diante do Senhor, que ouviu a sua prece e lhe concedeu um filho a quem colocou o nome de Samuel. E por essa dádiva Ana orou ao Senhor. 

O que aprendemos da história de vida de Ana?

1. A gratidão que agrada a Deus é aquela que reconhece quem Ele é 
A gratidão no coração de Ana nasce do conhecimento de quem é o Senhor. Ela reconhece que Deus é a força que a sustenta nas horas de angústia e dificuldade. Declara que embora tenha sofrido afrontas, o Senhor é justo e atendeu o seu clamor dando a vitória sobre os seus inimigos.

Exalta a santidade de Deus, reconhecendo seu senhorio, que Ele é a Rocha, trazendo a ideia de segurança, amparo e sustentação. Afirma que Deus é o único que pode nos salvar e sabe de todas as coisas, nada foge do seu conhecimento. Julga os feitos dos homens com precisão, pois é o que tem todo o poder.

Como é maravilhoso agradecer a Deus por aquilo que Ele é! Você tem tido esta qualidade de gratidão?



2. A gratidão que agrada a Deus é aquela que reconhece o poder da mudança 

Nos versículos 4 a 7 temos um conjunto de situações opostas e contrárias dando ênfase na possibilidade de mudança da situação. Isso nos mostra que só o Senhor tem o poder de transformar as circunstâncias do dia a dia. 

Algumas delas, ao nosso ver, parecem impossíveis, mas demonstram o grande poder de Deus. Ele pode fazer com que a mulher estéril seja mãe de sete filhos, e a que tinha vigor perder a força. Ele é quem tira ou dá a vida. Ressuscita dos mortos. Ou ainda, eventos corriqueiros como o empobrecer e o enriquecer. 

Não importa qual é a sua condição, Deus pode mudar a trajetória de caos para uma grande vitória. Só Deus pode fazer uma intervenção sobrenatural na sua vida! Você reconhece o poder da mudança?


3. A gratidão que agrada a Deus é aquela que reconhece que o Senhor está no controle. 
A oração de Ana ilustra essa realidade descrevendo a história de alguém que estava vivendo em um monte de cinzas e é levado a habitar no palácio.

Preste atenção, pois não podemos esquecer que o fato de Deus estar no controle não nos livra da possibilidade de situações complicadas e difíceis. Porém Ele nos dá condição de poder suportar toda e qualquer adversidade.

Embora seja necessário passar por adversidades e tempestades, Ele está no controle e pode intervir na nossa historia ou nos dar condições de atravessar o deserto. A gratidão que agrada a Deus reconhece a soberania do Senhor.

Você reconhece que Deus está no controle de sua vida, independente das circunstâncias?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: