O culto que agrada a Deus


Atualmente, muitos conceitos sobre a maneira de se adorar e cultuar a Deus têm surgido como se fossem coisas totalmente novas e até mesmo verdades absolutas. 

Uns dizem que nós devemos louvar ao Senhor com danças e então retiram todos os bancos da Igreja e promovem algo parecido com um show. Defendem que precisamos de mais agitação dentro da Igreja,  afinal, temos que ser um povo alegre. 

Por outro lado, outros acreditam que devemos ser solenes, cheios de formalidades e que de forma alguma nós devemos nos distanciar da tradição litúrgica pré-estabelecida. Os mais radicais não aceitam sequer uma mínima expressão de emoção durante as músicas.

Bem, isso tudo é o que a pessoas falam, mas, qual é o culto que realmente agrada ao Senhor? Qual é o modelo de adoração, de louvor, segundo a Bíblia? Convido você a verificar comigo o que a Palavra de Deus nos diz acerca desse assunto: 

1 - O NOSSO CULTO AGRADA A DEUS QUANDO PRESTADO COM PRAZER

Isaías 1:10-13
10 - Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus!
11 - "Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!
12 - Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios?
13 - Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade.

Deus não se agrada de nosso culto quando o fazemos de forma mecânica. O povo estava agindo assim. 

Pensavam que tudo que bastava era estar ali, fazer alguns rituais, cumprir algumas regras e tudo estava resolvido. Enfim, estavam fazendo tudo apenas por fazer.

Quando pedimos um favor para alguém e percebemos que a pessoa está fazendo de má vontade, apenas por fazer, isso nos aborrece. Da mesma forma o Senhor se aborrece conosco se mostramos descaso no culto.

Isaías 1:14
14 -  Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!

Se, por exemplo, uma pessoa especial ou importante fosse almoçar em nossa casa, acredito que seria tudo bem organizado e a comida feita com muito carinho e esforço. Tudo para agradar a visita! 

Mas e se estivéssemos diante da maior autoridade, o Rei do Universo, como seria nosso comportamento?

Pois estamos diante dele em cada culto. Ele sonda nossas mentes e sabe se prestamos o nosso culto com prazer ou não. 




2 - O NOSSO CULTO AGRADA A DEUS QUANDO É CONSCIENTE E SENSÍVEL


Isaías 6:9-10
9 -  Ele disse: "Vá, e diga a este povo: "Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.
10 -  Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados".

Na ocasião do chamado de Isaías, o Senhor mandou que o profeta falasse ao povo para que eles mudassem de atitude, mas o povo não entendia e não ouvia a voz de Deus.

Um dos significados da palavra ouvir é entender; e o sentido da palavra escutar é prestar atenção para ouvir.

Aquele povo não prestava atenção no recado de Deus nem sequer o compreendia, tamanha a falta de consciência e insensibilidade do seu coração. 

De semelhante modo isso serve para nós: será que nós temos escutado a voz do Senhor? Será que temos pensado sobre o que Ele nos disse de maneira que possamos lhe render um culto consciente? Nosso coração está sensível ao seu ensinamento?

O Hino 105 do Hinário Presbiteriano diz em sua letra:

Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso!
Guardará, pois, o meu tesouro
Até o dia final.

Nós precisamos saber em quem nós temos crido para que estejamos certos e conscientes que Ele é poderoso e que guardará o nosso tesouro até o dia final.

A palavra de Deus nos diz em Hebreus 11:6:  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. 

A fé consciente é indispensável a quem deseja adorar, louvar a Deus, sendo-lhe agradável.

3 - O NOSSO CULTO AGRADA A DEUS QUANDO NOSSA VIDA ESTÁ EM DIA

Isaías 1:14-18
14 -  Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!
15 -  Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!
16 -  Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,
17 -  aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.
18 -  "Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Observe as expressões usadas no texto: "As suas mãos estão cheias de sangue!", "Lavem-se! Limpem-se!", "Busquem a justiça", etc.

Isso tudo mostra que o povo não estava com a sua vida em dia perante Deus. Existiam muitas pendências que mostravam a discrepância entre crença e prática.

Diante de Deus não adianta estender as mãos e orar sem parar se estas mesmas mãos estão sujas pelo pecado e a oração contaminada pela hipocrisia.

Afinal esta é a consequência do pecado: a separação entre nós e Deus. E se nossa vida estiver assim, nossa oração não passará do teto e nosso culto não irá agradar a Deus.

Belsazar, filho do rei Nabucodonosor não havia glorificado em nada a Deus e até havia usado os utensílios da casa do Senhor para beber vinho junto com suas mulheres e concubinas.

Então recebe uma mensagem do Senhor: “Pesado fostes na balança e achado em falta” (Daniel 5.27). Naquela mesma noite ele foi morto (Daniel 5.30).

Será que estamos com nossas vidas em dia para podermos Adorar a Deus? Ele nos pesa, sabe se estamos em falta, é indispensável então uma atitude de contrição, purificação e mudança de vida. (Isaías 1.16). 

Nos versos 18 a 20, Deus nos chama para arrazoarmos, conversarmos sobre nossas falhas e deixa claro que está disposto a nos purificar, não importando o erro que cometemos.

Precisamos colocar a nossa vida em dia para que nosso louvor chegue até o Seu trono de Glória.




4 - NOSSO CULTO AGRADA A DEUS QUANDO É PRESTADO COM AMOR

Em Isaías 1.14 vemos o tamanho do desagrado que Deus sentia em relação às solenidades do povo. Mas por que o Senhor diz isso? Primeiramente porque as solenidades do povo estavam associadas ao pecado.

Isaías 1:13
13 -  Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade.

Outro aspecto é que eles tinham um culto destituído de sentimento, sem ser feito de coração. Jesus em João 4.24 diz: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Ainda a Palavra de Deus nos diz em 1 João 4:8 é que: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Se Deus é amor é necessário que o adoremos com amor.

Precisamos de uma atitude de reverencia na Casa de Deus? Com certeza, mas também é preciso adorá-lo em Espírito e em verdade e também com amor.

Conclusão
Alguns integrantes do Movimento Puritano colocavam o mesmo piso que havia na Igreja no chão de suas próprias casas para lembrar que a adoração e o louvor a Deus continuavam em seus lares; afinal nós não apenas glorificamos o Senhor quando estamos na Igreja, mas sim com nossas vidas integralmente, em todos os lugares.

Que Deus nos ajude a crescer espiritualmente dia após dia, a fim de podermos lhe prestar um culto agradável.

--------------------------------------------------
Danilo Cassemiro de Campos é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2010. Ordenado em 2011. Bacharel em Design (Projeto do Produto) pela Faculdade Asseta de Tatuí (2008), além de Técnico em Processamento de Dados e Hardware (1998 e 2002). É fundador e editor do site www.maravilhosagraca.org

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: