Hino 367 - Convite aos meninos

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Vinde meninos! Vinde a Jesus! 
Ele ganhou-vos bênçãos na cruz! 
Os pequeninos ele conduz,
Oh! Vinde ao Salvador!

Que alegria, sem pecado ou mal, 
Reunir-nos todos, afinal, 
Na santa Pátria celestial, 
Com Cristo, o Salvador!

2. Já, sem demora, a todos convém 
Ir caminhando à glória do além! 
Cristo vos chama, quer vosso bem, 
Oh! Vinde ao Salvador!

3. "Vinde meninos!" - ele vos diz; 
Quer receber-vos no bom País; 
Quer conceder-vos vida feliz. 
Oh! Vinde ao Salvador!

4. Eis a chamada: "Vinde hoje a mim!" 
Não há no mundo quem ame assim!
Seu grande amor por vós não tem fim. 
Letra e música: George Frederick Root, 1870
Adaptação: Sarah Poulton Kalley, 1875

Ênfase do hino:
A ênfase do hino "Convite aos Meninos" é a mensagem de que Jesus chama os pequeninos para si, oferecendo-lhes bênçãos na cruz e uma vida feliz ao seu lado. O hino expressa o convite de Jesus para que todos os meninos venham a ele e desfrutem de sua salvação.

Teologia do hino:
O hino "Convite aos Meninos" apresenta uma teologia centrada em Cristo como o Salvador e Redentor da humanidade, que oferece a todos, inclusive os meninos, a bênção da salvação. A mensagem central é que Jesus chama os pequeninos para si, oferecendo-lhes uma vida feliz e abençoada. O hino destaca a importância da fé simples e confiante das crianças, que são capazes de reconhecer a grandeza de Jesus e desejar estar com Ele.

Textos bíblicos:
- "Jesus, porém, disse: Deixai os meninos e não os impeçais de virem a mim, porque dos tais é o reino dos céus." (Mateus 19:14)
- "E disse-lhes: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus." (Lucas 18:16)
- "E qualquer que receber em meu nome um menino tal como este, a mim me recebe." (Mateus 18:5)

Metáforas e simbologia:
- "Ele ganhou-vos bênçãos na cruz": a metáfora da cruz representa a morte de Jesus como o sacrifício redentor que oferece a salvação a todos os que creem. Nesse contexto, a cruz simboliza a bênção da salvação que Jesus oferece aos meninos.
- "Na santa Pátria celestial, Com Cristo, o Salvador!": a imagem da Pátria celestial representa o céu, onde os cristãos estarão na presença de Deus e de Cristo para sempre. Nesse contexto, o céu é representado como o lugar onde os meninos estarão com Jesus para sempre.
- "Quer conceder-vos vida feliz": a metáfora da vida feliz representa a vida plena e abundante que Jesus oferece aos seus seguidores. Nesse contexto, a vida feliz simboliza a bênção que Jesus oferece aos meninos que vêm a Ele.

Aplicação prática:
O hino "Convite aos Meninos" tem uma aplicação prática importante para a vida cotidiana das crianças, pois nos lembra da importância de buscarmos a Jesus desde cedo e de confiarmos nele como nosso Salvador e amigo. O hino também nos incentiva a valorizar a simplicidade e a pureza da fé das crianças, que são capazes de reconhecer a grandeza de Jesus e desejam estar com ele. Além disso, o hino nos lembra da importância de estarmos sempre abertos e receptivos ao convite de Jesus, que nos oferece a bênção da salvação e uma vida plena ao seu lado.

Quando cantar:
O hino "Convite aos Meninos" é apropriado para ser cantado em ocasiões que envolvem a mensagem central da salvação em Cristo e do amor de Deus pelos seus filhos, como cultos infantis, escolas dominicais, acampamentos cristãos e outros eventos que enfatizam a mensagem do Evangelho para as crianças. O hino também pode ser utilizado em momentos de reflexão sobre a importância da fé simples e confiante das crianças, sendo adequado para ser entoado em cultos devocionais e de oração com a participação das crianças.

História
O trabalho missionário dos Kalley (hinos n° 19 e 220) sempre deu muita ênfase ao ensino e, depois de muitas dificuldades com o governo brasileiro, conseguiram abrir escolas junto às igrejas que iam se formando. 

Em 1872 foram abertas escolas no Rio de Janeiro, em Niterói e, em 1873, foi fundada uma escola em Cascadura pela Igreja Evangélica Fluminense. 

Para essas escolas, D. Sarah começou a preparar hinos para a abertura e o encerramento das aulas, entre os quais "Findo o tempo dos estudos", "Nesta sala em que estudamos", "Conclusa a lição", "Alerta, meninos!", e outros incluídos no "Salmos e Hinos".

Em 1875 foi a vez de "Vinde, meninos" ser traduzido. Poema e música são de George Frederick Root (hino n°335) e foi escrito em 1870. 

E, sem dúvida, um dos hinos mais conhecidos e apreciados em nossas igrejas, difundido através de quase todos os hinários brasileiros. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: