Hino 331 - Oração

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Confirma, ó Salvador, 
A decisão feliz 
De quem, por teu amor, 
Deixar o mundo quis, 
E agora vem se batizar,
Submisso e humilde ao teu mandar.

2. Aperfeiçoa em paz
E em teu divino amor 
O coração que faz 
Tal confissão, Senhor; 
E em tudo faze o meu viver 
Conforme, sempre, o teu querer!

3. Ó Protetor fiel, 
Amparador dos teus, 
Do mundo do tropel
Conduz os passos meus! 
Nas tentações sê tu, Senhor, 
O meu constante Defensor.

4.  Nos sentimentos bons, 
Na comunhão veraz,
Revela os ricos dons 
Que o teu poder nos traz; 
Mostrando ao mundo, assim, Jesus, 
Que é bom andar na tua luz. 

Informações
Letra: William Anglin, 1882 - 1965
Música: William Hebert Jude, 1851 - 1922

Ênfase do hino: O hino enfatiza a decisão de seguir a Jesus Cristo e de deixar o mundo para trás, através do ato do batismo. Ele destaca a importância de buscar a perfeição em Deus e de viver de acordo com a vontade divina. O hino também pede a proteção e amparo do Senhor nas tentações e exalta a comunhão com outros cristãos como um sinal de testemunho ao mundo.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica do batismo como um ato de confissão de fé e submissão a Jesus Cristo. Ele também enfatiza a importância da busca pela perfeição em Deus e da proteção divina nas tentações. Além disso, o hino destaca a importância da comunhão com outros cristãos como um sinal de testemunho ao mundo, mostrando que é possível viver de acordo com a vontade divina.

Textos bíblicos:
- Mateus 28:19-20 - "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos".

- 1 Pedro 1:15-16 - "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo".

- 1 João 1:7 - "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado".

Metáforas e simbologia:
- "Deixar o mundo": a metáfora representa a decisão de deixar para trás as práticas mundanas e seguir a Jesus Cristo.

- "Proteção divina nas tentações": a imagem da proteção divina nas tentações representa a confiança em Deus para superar as adversidades da vida.

- "Comunhão veraz": a expressão representa a união entre os cristãos, baseada na verdade e no amor de Deus.

Aplicação prática: O hino nos desafia a tomar a decisão de seguir a Jesus Cristo e de deixar para trás as práticas mundanas. Ele nos incentiva a buscar a perfeição em Deus e a viver de acordo com a sua vontade, confiando na proteção divina nas tentações. Além disso, o hino nos exorta a buscar a comunhão com outros cristãos, como um sinal de testemunho ao mundo. A mensagem do hino nos inspira a viver uma vida de fé e obediência a Jesus Cristo, e a buscar a santidade em tudo o que fazemos.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em cultos de batismo, cultos de consagração, ou em momentos de reflexão sobre a nossa fé e compromisso com Jesus Cristo. Ele também pode ser utilizado em ocasiões especiais, como em momentos de renovação do compromisso com o Senhor ou em momentos de testemunho público de fé.

História
Em 1963 o Rev. Manoel da Silveira Porto Filho (hino n° 60) escreveu este hino especial para batismo de adultos. Foi incluído no "Salmos e Hinos" em sua quinta edição já associado a esta "Christchurch", música do grande Charles Steggall (hino n° 181). 

A referência bíblica dada pelo próprio autor é Hebreus 10.35: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." 

O poema é magistral em todos os sentidos e expõe, mais uma vez, o testemunho de quem conheceu a companhia do Senhor iluminando o caminho da vida. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: