Hino 60 - Ofertório

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Em tudo as tuas mãos, Senhor,
Nos têm enriquecido,
E às provações do teu amor,
Bondosas, conduzido.

2. De ti procedem salvação
E as bênçãos incontáveis
Que, dia a dia, ó Pai, nos dão
As tuas mãos amáveis.

3. De ti vivemos nós, Senhor,
E em ti nos alegramos;
Na comunhão do puro amor
Que em Cristo desfrutamos

4. Com mui sincero coração
Oferta aqui trazemos;
Recebe com gratidão
De quanto a ti devemos. Amém.


Informações
Letra: Manoel da Silveira Porto Filho, 1966
Música: da "Greatorex Collection", 1851 de Henry Welligton Greatorex, 1813-1858

O hino 60, "Ofertório", destaca a gratidão a Deus pelas bênçãos e provisões recebidas. O hino reconhece que todas as coisas vêm de Deus e que, em agradecimento, os fiéis devem oferecer seus corações e suas ofertas a Ele.

Textos bíblicos
O hino baseia-se em várias passagens bíblicas, como:

1 Crônicas 29.14: "Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos."

2 Coríntios 9.7: "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."

Tiago 1.17: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação."

Teologia do hino
A teologia do hino 60 enfoca a gratidão a Deus e a generosidade em dar ofertas como expressão de agradecimento pelas bênçãos recebidas. O hino reconhece que todas as coisas boas vêm de Deus e que Ele merece nosso louvor e ações de graças.

Aplicação prática
A mensagem do hino nos lembra da importância de sermos gratos a Deus por todas as bênçãos que Ele nos concede e de expressarmos nossa gratidão por meio da oferta de nossos recursos e corações a Ele. O hino nos incentiva a dar com alegria e sinceridade, reconhecendo a bondade de Deus em nossas vidas.

Quando cantar
O hino 60, "Ofertório", é apropriado para várias ocasiões e eventos, tais como:

  • Cultos de adoração e louvor, onde os crentes se reúnem para agradecer e glorificar a Deus por suas bênçãos e generosidade.
  • Momentos de ofertório durante o culto, quando a congregação é convidada a dar suas ofertas como expressão de gratidão a Deus.
  • Estudos bíblicos ou sermões que enfatizem a gratidão, a generosidade e a importância de dar ofertas a Deus com alegria e sinceridade.

História
O Rev. Manoel da Silveira Porto Filho marcou sua presença em nossa história pela sua erudição teológica, sua produção literária e poética, seu espírito de pesquisa e sua enorme influência como professor. 

Nascido no Rio de Janeiro em 1908, estudou ali até sua graduação em Teologia em 1936. Pastoreou diversas igrejas de sua denominação (Evangélica Congrega- cional) e fundou o Instituto Bíblico da Pedra. 

Participou ativamente da Comissão Revisora do "Salmos e Hinos", contribuindo para esse e outros hinários com produções originais da mais alta qualidade. O Senhor o chamou em 1988, enquanto trabalhava numa pesquisa profunda sobre o Rev. Robert Kalley.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: