Sermão sobre Evangelização: Lições para uma Colheita Bem Sucedida (Mateus 9.35-38)

Mateus 9.35-38

O texto de Mateus 9.35-38 nos mostra como o Senhor Jesus se empenhou na Obra da Evangelização.

Sabemos como escreveu A. L. Montoya que “a evangelização constitui um dos propósitos principais da igreja”.

Mateus indica que a evangelização implica sair para buscar os perdidos, pregando o Evangelho, ensinando a obediência num discipulado contínuo... Pois o propósito do Senhor é a salvação da humanidade (Mc 10.45, Lc 19.10).

Neste texto temos algumas lições para que a Evangelização seja bem sucedida:

1. Esteja disposto a ir

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (v. 35).

O interesse, a vontade, o desejo de ir em busca dos perdidos é uma grande realidade dos que desejam proclamar o Evangelho de Cristo.

Era isso que o Senhor Jesus e depois os seus apóstolos e discípulos fiéis sempre fizeram: Percorreram, ruas bairros, cidades, nações.

Esteja, você também, disposto a ir e pregar o Evangelho a todos, indistintamente.

2. Tenha paixão pelas almas perdidas

“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (v.36).

Percorrer, tão somente, não deixa de ser mero ativismo, but percorrer com a chama da paixão pelas almas perdidas é a essência, o suprassumo do bom evangelista.

Devemos ir apaixonadamente, compadecidamente, em busca do que se encontra perdido esperando que alguém lhe proclame o Evangelho glorioso.

Compadeça você também pelo perdido na compaixão do Senhor Jesus.

3. Observe a extensão da seara

“E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade é grande...” (v. 37a)

Não é fácil de ver quão extensa é a seara. De quão grande e cansativo é o trabalho.

Uma seara extensa geralmente leva alguns ao desânimo e outros ao desinteresse. No entanto, quando paramos e observamos o quanto podemos fazer, mesmo sendo tão poucos, nos alegramos e nos interessamos pelo sucesso de uma colheita grandiosa.

Você tem observado a extensão da grande seara que se divisa aos seus olhos e o convida a arregaçar as mangas e trabalhar?

4. Veja a necessidade de trabalhadores

“...mas os trabalhadores são poucos.” (v.37b)

Sempre foi assim e sempre o será: “poucos trabalhadores.”

Com isso o nosso Senhor nos prepara para o trabalhar arduamente e fazer o serviço que cabe a milhares de outros.

Às vezes costumamos ouvir pessoas perguntando: “Se existem tantas almas perdidas para cada crente, então eu estou fazendo o serviço de 10, 20 ou 100”. É isso mesmo, a você foi confiado o trabalho de outros que deixaram de fazê-lo mas não se importe pois as pedrinhas da coroa do outro por certo serão suas.

São poucos os trabalhadores, diz o Senhor, mas o importante é que você se constitui num dos poucos que evangelizam.

5. Rogue ao Senhor da seara

“Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (v.38).

Quando estamos dentro de um empreendimento e este se torna grande, e impossível de realizá-lo sozinho, imediatamente, conversamos com o nosso superior para que aumente o quadro de funcionários.

O Reino de Deus também tem aqueles que no decorrer dos acontecimentos vão cerrando fileiras conosco.

Por isso o Senhor diz que devemos “rogar”, clamar, suplicar ao Senhor da seara para que mais obreiros sejam enviados. E sabemos que isso tem acontecido porque aqueles que estão sendo convertidos a Cristo chegam com aquela disposição fantástica de trabalharem no reino. Não desanime se você estiver sozinho. O Senhor conhece a necessidade do Reino.

Conclusão

Concluímos usando as palavras do Rev. J.R.Rice:

Ganhar almas significa que podemos tomar a Bíblia e mostrar às pessoas que elas são pecadoras e que de acordo com as Escrituras, Deus as ama. Sendo que Cristo morreu na cruz para pagar seus pecados e que agora todos os que voltam honestamente o coração para Cristo, a fim de obter misericórdia e perdão poderão alcançar a vida eterna. E, podemos incentivá-las a tomar essa decisão de fugir do pecado e confiar em Cristo para sua salvação. Assim ganhar almas significa levar o Evangelho a todos com tal poder do Espírito Santo que eles sejam conduzidos a Cristo e nasçam de novo; tornem-se filhos de Deus pela renovação do Espírito Santo”. (Personal Soul Winning).

Autor: Antonio Coine

Semeando Vida

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: