Evangelização bem sucedida




Mateus 9.35-38

a) O texto de Mateus 9.35-38 nos mostra como o Senhor Jesus se empenhou na Obra da Evangelização.

b) Sabemos como escreveu A. L. Montoya que “a evangelização constitui um dos propósitos principais da igreja”.

c) Mateus indica que a evangelização implica sair para buscar os perdidos, pregando o Evangelho, ensinando a obediência num discipulado contínuo... Pois o propósito do Senhor é a salvação da humanidade (Mc 10.45, Lc 19.10).

Neste texto temos algumas lições para que a Evangelização seja bem sucedida:

I – A PRIMEIRA GRANDE LIÇÃO PARA UMA EVANGELIZAÇÃO BEM SUCEDIDA É A DE QUE AS PESSOAS ESTEJAM DISPOSTAS A IR.

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (v. 35).

a) O interesse, a vontade, o desejo de ir em busca dos perdidos é uma grande realidade dos que desejam proclamar o Evangelho de Cristo.

b) Era isso que o Senhor Jesus e depois os seus apóstolos e discípulos fiéis sempre fizeram: Percorreram, ruas bairros, cidades, nações.

c) Esteja, você também, disposto a ir e pregar o Evangelho a todos, indistintamente.


II – A SEGUNDA GRANDE LIÇÃO PARA UMA EVANGELIZAÇÃO BEM SUCEDIDA É A DE QUE AS PESSOAS ESTEJAM MOVIDAS DE PAIXÃO PELAS ALMAS PERDIDAS.

“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (v.36).

a) Percorrer, tão somente, não deixa de ser mero ativismo, mas percorrer com a chama da paixão pelas almas perdidas é a essência, o suprassumo do bom evangelista.

b) Devemos ir apaixonadamente, compadecidamente, em busca do que se encontra perdido esperando que alguém lhe proclame o Evangelho glorioso.

c) Compadeça você também pelo perdido na compaixão do Senhor Jesus.

III – A TERCEIRA GRANDE LIÇÃO PARA UMA EVANGELIZAÇÃO BEM SUCEDIDA É A DE QUE AS PESSOAS OBSERVEM A GRANDE EXTENSÃO DA SEARA.

“E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade é grande...” (v. 37a)

a) Não é fácil de ver quão extensa é a seara. De quão grande e cansativo é o trabalho.

b) Uma seara extensa geralmente leva alguns ao desânimo e outros ao desinteresse. No entanto, quando paramos e observamos o quanto podemos fazer, mesmo sendo tão poucos, nos alegramos e nos interessamos pelo sucesso de uma colheita grandiosa.

c) Você tem observado a extensão da grande seara que se divisa aos seus olhos e o convida a arregaçar as mangas e trabalhar?

IV - A QUARTA GRANDE LIÇÃO PARA UMA EVANGELIZAÇÃO BEM SUCEDIDA É A DE QUE AS PESSOAS VEJAM A GRANDE NECESSIDADE DE TRABALHADORES.

“...mas os trabalhadores são poucos.” (v.37b)

a) Sempre foi assim e sempre o será: “poucos trabalhadores.”

b) Com isso o nosso Senhor nos prepara para o trabalhar arduamente e fazer o serviço que cabe a milhares de outros.

c) Às vezes costumamos ouvir pessoas perguntando: “Se existem tantas almas perdidas para cada crente, então eu estou fazendo o serviço de 10, 20 ou 100”. É isso mesmo, a você foi confiado o trabalho de outros que deixaram de fazê-lo mas não se importe pois as pedrinhas da coroa do outro por certo serão suas.

d) São poucos os trabalhadores, diz o Senhor, mas o importante é que você se constitui num dos poucos que evangelizam.


V - A QUINTA GRANDE LIÇÃO PARA UMA EVANGELIZAÇÃO BEM SUCEDIDA É A DE QUE AS PESSOAS ESTEJAM SEMPRE ROGANDO AO SENHOR DA SEARA.

“Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (v.38).

a) Quando estamos dentro de um empreendimento e este se torna grande, e impossível de realizá-lo sozinho, imediatamente, conversamos com o nosso superior para que aumente o quadro de funcionários.

b) O Reino de Deus também tem aqueles que no decorrer dos acontecimentos vão cerrando fileiras conosco.

c) Por isso o Senhor diz que devemos “rogar”, clamar, suplicar ao Senhor da seara para que mais obreiros sejam enviados. E sabemos que isso tem acontecido porque aqueles que estão sendo convertidos a Cristo chegam com aquela disposição fantástica de trabalharem no reino. Não desanime se você estiver sozinho. O Senhor conhece a necessidade do Reino.

Conclusão 
Concluímos usando as palavras do Rev. J.R.Rice:

Ganhar almas significa que podemos tomar a Bíblia e mostrar às pessoas que elas são pecadoras e que de acordo com as Escrituras, Deus as ama.

Sendo que Cristo morreu na cruz para pagar seus pecados e que agora todos os que voltam honestamente o coração para Cristo, a fim de obter misericórdia e perdão poderão alcançar a vida eterna. E, podemos incentivá-las a tomar essa decisão de fugir do pecado e confiar em Cristo para sua salvação. Assim ganhar almas significa levar o Evangelho a todos com tal poder do Espírito Santo que eles sejam conduzidos a Cristo e nasçam de novo; tornem-se filhos de Deus pela renovação do Espírito Santo”. (Personal Soul Winning).

Por Antonio Coine

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: