Hino 219 - Dedicação

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Sofreste, ó meu Senhor, na amarga cruz,
E derramaste ali teu sangue a flux;
Que resgatou minha alma dos pecados meus
E deu-me o céu de luz!


2. Agora, ó Salvador, quero te honrar.
E, enquanto aqui viver, sempre te amar!
E dando provas desse amor, meu coração
Desejo consagrar.

3. Aceita, ó terno Deus, a adoração
Que oferto a ti, Senhor, com devoção.
Depondo, então, a teus pés, para sempre, ó Pai,
A eterna gratidão.


Informações
Letra: Manoel Barbosa Souza, 1919 - 1990
Música: Renato Ribeiro dos Santos, 1898 - 1967
Arranjo: Norah Buyers, 1968

Ênfase do hino: O hino enfatiza a obra redentora de Cristo na cruz e o desejo de honrá-lo e amá-lo em resposta ao seu sacrifício. Ele termina com uma expressão de gratidão eterna a Deus.

Teologia do hino: O hino é uma expressão de gratidão pela obra redentora de Cristo na cruz. Ele reconhece que Jesus sofreu e derramou seu sangue para resgatar a alma do pecado e conceder a vida eterna. Isso reflete a doutrina cristã da expiação, que ensina que Jesus morreu em nosso lugar para satisfazer a justiça de Deus. O hino também expressa o desejo de honrar e amar a Cristo em resposta a seu sacrifício, o que reflete a doutrina da santificação. A gratidão eterna a Deus expressa no último verso reflete a doutrina da salvação eterna.

Textos bíblicos: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5:2). "Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Efésios 5:20).

Metáforas e simbologia: A principal metáfora do hino é a cruz, que representa o sacrifício de Cristo pela humanidade. O sangue também é uma metáfora importante, simbolizando a morte de Cristo e seu poder para purificar o pecado. O hino também usa a expressão "depondo a teus pés", que é uma metáfora que significa render-se a Deus em adoração e submissão.

Aplicação prática: O hino nos lembra do grande amor de Deus por nós, manifestado na obra redentora de Cristo na cruz. Ele nos desafia a responder a esse amor com honra e amor a Cristo, e a expressar nossa gratidão a Deus por sua graça redentora. Isso pode nos inspirar a viver vidas santas e dedicadas a Deus, buscando sempre honrá-lo e glorificá-lo em todas as áreas de nossa vida.

Quando cantar: Este hino é apropriado para qualquer ocasião em que se queira enfatizar a obra redentora de Cristo na cruz e a gratidão a Deus por sua graça salvadora. Ele pode ser cantado em cultos de adoração, celebrações da Santa Ceia, ou qualquer outra ocasião em que se deseje celebrar a obra salvadora de Cristo.

História
Este e outros hinos do Rev. Renato Ribeiro dos Santos (v. hino n° 59) foram publicados na coleção "Música Sacra Brasileira"1 compilada por Norah Buyers, missionária que trabalhou durante muitos anos no Brasil no campo da Música Sacra. 

Lecionou, compôs, fez arranjos, incentivou talentos brasileiros, publicou hinos e coletâneas, participou ativamente dos movimentos de renovação musical nas igrejas brasileiras valorizando nossos poetas e nossos compositores, editou a "Nova Canção", coletânea pioneira iniciada em 1975 pela Igreja Metodista e colaborou com músicas e artigos no periódico "Louvor Perene". Atualmente vive nos Estados Unidos.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: