“...se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse” – Isaías 1.20.
Ser Rebelde ou Ser Dócil?
A toda pessoa teimosa, indisciplinada, insubordinada e obstinada chamamos de REBELDE. Isso acontece por não se submeter a alguma autoridade, não acatar ordens ou mesmo disciplinas.
Por outro lado, toda pessoa que se submete a alguém ou algo sem oferecer resistência, chamamos de DÓCIL.
A influência da cultura e da mídia, especialmente aquela direcionada ao público jovem, pode ser preocupante para pais e pessoas comprometidas com a boa formação dos filhos.
Muitas vezes, o que é apresentado como entretenimento presta um desserviço, levando nossa juventude a achar que a rebeldia é um estilo de vida atraente e desejável.
A Bíblia, através do profeta Isaías, nos adverte que Deus nos convida a levar uma vida íntegra e coerente em todos os níveis. Quando dividimos nossa existência entre o sagrado e o secular, Ele nos chama a purificar nossos atos.
O convite é para tirar a maldade diante dos olhos do Senhor e aprender a fazer o bem aos necessitados, pobres e desprovidos (Is 1.10-17).
O Justo e Reto Juiz nos chama para uma conversa franca e honesta, um diálogo íntimo. Mesmo sendo nós grandes pecadores, Ele nos convida a avaliar nossa situação e nosso coração, um momento sagrado que, em oração, nos leva à verdadeira reflexão e decisão.
Contudo, o profeta estabelece uma condição: “se...” recusarmos, não receberemos as bênçãos de Deus, se continuarmos a ser rebeldes.
Nossos jovens e adolescentes devem ver em nós um exemplo de pessoas dóceis e consagradas, que buscam agradar e fazer a vontade do Pai, e não um modelo de rebeldia que apenas vivencia uma caricatura do evangelho.
Ouçamos a voz do Soberano e Poderoso que nos convida a não mais resistirmos à sua graça e bênção.
No temor e em amor,
Autor: Gilberto Bueno