Naum


A época
Fins do século 7º A. C.

Os destinatários
Deus não quer a morte do pecador, mas sua conversão. Entretanto, se este persiste em não querer arrepender-se, é entregue ao julgamento. É o que se passa no livro de Naum: não para um indivíduo, mas para a grande cidade de Nínive, capital da Assíria, a 600 km do país de Israel.



Muitas gerações se passaram desde que seus habitantes se arrependeram pela pregação de Jonas. Nessa ocasião, Deus lhe concedera graça, mas Nínive caiu de novo em transgressão. A mensagem do profeta Naum é, pois, uma proclamação da justiça de Deus, que seria executada sobre a cidade culpada.

A Escritura é cumprida ao pé da letra. Nínive foi efetivamente riscada do mapa, quando os caldeus saíram de Babilônia e a invadiram.

Andrei Barros

linkedin youtube facebook Andrei é editor do blog Semeando Vida. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com cerca de 20 anos de experiência. Em 1998 foi missionário em Portugal. Em 2003, formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e foi ordenado pastor no ano seguinte. Em 2015, obteve a licenciatura em História. Atualmente estuda Psicologia e faz pós-graduação em Gestão de Pessoas e Liderança.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook