Hino 300 - Igreja militante

Seu navegador não suporta o elemento audio

1. Para resgatar a Igreja,
Grande preço Cristo deu. 
Não foi ouro, nem foi prata: 
Foi seu sangue que verteu.

     Grande foi o teu amor 
     Que na cruz assim mostraste! 
     Para meus grilhões partires, 
     Tua vida não poupaste!

2. Pois agora que sou tua, 
Não te quero mais perder 
E, com gratidão servindo, 
Quero só por ti viver.

3. Quero receber teu jugo
E em teus passos caminhar! 
Se por ti eu sofro tudo, 
Vou contigo em paz reinar.

4. Eis que estou aqui na terra 
Esperando o teu voltar.
Vem buscar a tua Igreja, 
Vem, Senhor, e sem tardar! 

Informações
Letra: José Joaquim Rodrigues, 1888
Música:  Robert Lowry, 1865

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a importância do resgate que Jesus Cristo fez pela Igreja, através de seu sangue derramado na cruz. O hino celebra o amor de Jesus Cristo por nós, que o levou a dar a sua vida para nos libertar do pecado e da morte. O hino também expressa a gratidão e o compromisso dos crentes em servir a Jesus Cristo, caminhar em seus passos e esperar a sua volta.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã na importância do sacrifício de Jesus Cristo na cruz como o meio de resgate e salvação para a Igreja. O sangue de Jesus Cristo é um símbolo da sua morte sacrificial que nos liberta do poder do pecado e da morte. A ideia do amor de Jesus Cristo é outra crença fundamental, que se baseia na fé de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16). A ideia de seguir os passos de Jesus Cristo e esperar sua volta é uma expressão da esperança cristã na vida eterna e na volta gloriosa de Jesus Cristo.

Textos bíblicos:
“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20)
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)
“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34)
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11)

Metáforas e simbologia:
1) "Não foi ouro, nem foi prata: Foi seu sangue que verteu" - a imagem do sangue de Jesus Cristo é uma metáfora para o sacrifício que ele fez na cruz para nos redimir do pecado.
2) "Quero receber teu jugo e em teus passos caminhar" - a imagem do jugo é uma metáfora para a submissão e obediência a Jesus Cristo, seguindo seus ensinamentos e exemplo.
3) "Vem buscar a tua Igreja" - a imagem da busca é uma metáfora para a volta gloriosa de Jesus Cristo e a reunião de sua Igreja em sua presença.

Aplicação prática:
O hino nos convida a celebrar o amor de Jesus Cristo por nós, que o levou a dar sua vida na cruz para nos resgatar do pecado e da morte. Devemos, portanto, ser gratos pelo sacrifício de Jesus Cristo e comprometidos em servi-lo, caminhar em seus passos e esperar sua volta. Isso implica em viver uma vida de submissão a Jesus Cristo, seguindo seus ensinamentos e exemplo, e em compartilhar a mensagem do evangelho com os outros. Além disso, o hino nos lembra da nossa esperança na vida eterna e na volta gloriosa de Jesus Cristo, e nos encoraja a perseverar em nossa fé, mesmo em meio às dificuldades e desafios da vida cristã.

Quando cantar:
O hino é apropriado para cultos de adoração e celebração do amor de Jesus Cristo por nós, bem como para cultos de compromisso e dedicação à sua obra. O hino também pode ser cantado em momentos de reflexão e arrependimento, quando se busca o perdão e a redenção por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Além disso, o hino pode ser cantado em cultos de esperança e expectativa pela volta de Jesus Cristo e a reunião de sua Igreja em sua presença.

História
Poucas informações sobre o autor deste hino, José Joaquim Pereira Rodrigues (1839- 1902), apontam Portugal como sua pátria. 

Este texto foi veiculado por diversos hinários, desde sua produção em 1888. Foi desde cedo associado à melodia "Beautiful River" composta em 1865 pelo Rev. Robert Lowry (hino n° 239), um compositor e editor de hinos evangelísticos. 

O poema que publicamos é o reconhecimento da Igreja resgatada pelo sangue de Cristo, poema baseado em Atos 20.28.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: