Hino 298 - A Pedra fundamental

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Da Igreja o fundamento 
É Cristo, o Salvador! 
Em seu poder descansa 
E é forte em seu amor. 
Pois nele, alicerçada
Segura e firme está 
E sobre a Rocha Eterna 
Jamais se abalará.

2. A pedra preciosa 
Que Deus predestinou 
Sustenta pedras vivas 
Que a graça trabalhou. 
E quando o monumento 
Surgir em plena luz,
A glória do edifício 
Será do Rei Jesus!

3. Neste edifício santo 
Que visa ao teu louvor, 
Esteja a tua bênção, 
Rogamos-te, Senhor! 
Que muitos pecadores 
Aqui, em contrição,
Se tornem templos santos 
De tua habitação. 

Informações
Letra: Samuel John Stone, 1866
Tradução: Robert Hawkey Moreton, 1907
Música: Samuel Sebastian Wesley, 1864

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a importância de Cristo como o alicerce da Igreja e o sustento dos cristãos. O hino celebra a segurança e firmeza dos crentes que estão alicerçados em Cristo, a pedra preciosa escolhida por Deus. O hino também expressa a esperança de que a Igreja cresça e se torne um edifício santo, onde muitos pecadores sejam transformados em templos santos de Deus.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã de que Cristo é o fundamento e a pedra angular da Igreja, que é o corpo de Cristo na Terra. A Igreja é composta por pedras vivas, que são os crentes, que são sustentados pela graça de Deus. A ideia da Rocha Eterna é outra crença cristã fundamental, que se baseia na fé de que Cristo é a única base segura para a vida e a salvação. A esperança de que a Igreja cresça e se torne um edifício santo, onde muitos pecadores sejam transformados em templos santos de Deus, é uma expressão da missão da Igreja de pregar o evangelho e fazer discípulos.

Textos bíblicos:
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor” (Efésios 2:19-21)

“E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18)

“Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11)

Metáforas e simbologia:
1) "Sobre a Rocha Eterna jamais se abalará" - a imagem da Rocha Eterna é uma metáfora para Cristo como a base sólida e segura para a vida e a salvação.

2) "A pedra preciosa que Deus predestinou" - a imagem da pedra preciosa é uma metáfora para Cristo como o alicerce escolhido por Deus para a Igreja.

3) "Muitos pecadores se tornem templos santos" - a imagem dos pecadores transformados em templos santos é uma metáfora para a transformação dos crentes pela graça de Deus.

Aplicação prática:
O hino nos convida a refletir sobre a importância de Cristo como o fundamento e a pedra angular da Igreja e da nossa vida. Devemos, portanto, estar alicerçados em Cristo, confiando em sua graça e seguindo seus ensinamentos. Além disso, o hino nos lembra da nossa missão como Igreja de pregar o evangelho e fazer discípulos, para que muitos pecadores sejam transformados em templos santos de Deus. Devemos, portanto, viver de acordo com os valores do Reino de Deus, amando a Deus e ao próximo como a nós mesmos, e compartilhando a mensagem do evangelho com aqueles que ainda não a conhecem.

Quando cantar:
O hino é apropriado para cultos de adoração e louvor, especialmente aqueles que enfatizam a importância de Cristo como o alicerce da nossa vida e da Igreja. O hino também é apropriado para cultos de consagração, quando se dedica um novo templo ou espaço de adoração a Deus. Além disso, o hino pode ser cantado em ocasiões especiais como casamentos e batismos, quando se celebra a união e a comunhão dos crentes em Cristo.

História
O Rev. Samuel John Stone nasceu na Inglaterra em 1839. Estudou em Oxford revelando dons poéticos e esportivos. Em 1862 trabalhava numa igreja em Windsor quando houve grande controvérsia teológica causada pelo livro "O Pentateuco e o Livro de Josué" do Rev. John William Colenso, sobre a natureza da Igreja.

Em 1866 o Rev. Stone publicou sua "Lyra Fidelium" contendo doze hinos sobre os doze artigos do Credo Apostólico. Entre eles estava "A Pedra Fundamental", especialmente destinado a uma posição sobre a controvérsia em voga. 

O Rev. Stone foi para Londres em 1870 trabalhar com seu pai que também era pastor num bairro pobre. Sucedeu ao pai, após sua morte em 1874, permanecendo aí até 1890 quando sua saúde ficou debilitada. Tratava-se de um câncer que o vitimou em 1900. 

A melodia "Aurélia", de Samuel Sebastian Wesley (1810-1876) foi produzida para o hino "Jerusalém excelsa" mas em 1868 foi associada ao hino de Stone e, a partir dessa edição no "Hymns Ancient and Modern", letra e música se tornaram inseparáveis. Samuel Sebastian Wesley era neto do grande Charles Wesley (v. hino n° 240). 

Excelente músico e organista, estudou em Oxford onde recebeu os títulos de Bacharel e Doutorem Música. Altamente considerado pela sua obra imortal, marcou sua presença na História, tendo recebido sempre as mais expressivas homenagens. Faleceu em 1876.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: