Hino 297 - A chamada final

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Quando lá do céu descendo 
Para os seus Jesus voltar, 
E o clarim de Deus a todos proclamar 
Que chegou o grande dia 
Da vitória do meu Rei, 
Eu, por sua imensa graça, lá estarei!

Quando enfim chegar o dia 
Da vitória do meu Rei, 
Quando enfim chegar o dia,
Pela graça de Jesus eu lá estarei!

2. Nesse dia, quando os mortos 
Hão de a voz de Cristo ouvir
E dos seus sepulcros hão de ressurgir, 
Os remidos, transformados, 
Logo aclamarão seu Rei, 
E por sua imensa graça lá estarei!

3. Pelo mundo rejeitado 
Foi Jesus, meu Salvador! 
Desprezaram, insultaram meu Senhor! 
Mas glorioso vem o dia
Da vitória do meu Rei 
E por sua imensa graça lá estarei! 

Informações
Letra: Henry Maxwell Wright, 1914 - Inspirado em: James Milton Black, 1856 - 1938
Música: James Milton Black


Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a vitória de Jesus Cristo e a esperança dos cristãos de estar com Ele quando Ele voltar para julgar os vivos e os mortos. O hino celebra a graça de Jesus Cristo, que salva os pecadores e os transforma em seus seguidores, e a ressurreição dos mortos em Cristo. O hino também expressa a alegria e a gratidão dos cristãos por estarem com seu Rei naquele dia glorioso.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã na volta de Jesus Cristo e no julgamento final, quando Ele virá para separar os justos dos ímpios e instaurar o Reino de Deus. A ressurreição dos mortos em Cristo é outra crença cristã fundamental, que se baseia na fé na ressurreição de Jesus Cristo e na promessa de que os crentes também ressuscitarão para a vida eterna. A ideia da graça de Jesus Cristo é outra crença cristã fundamental, que se baseia na fé de que a salvação é um dom gratuito de Deus, concedido aos pecadores arrependidos que creem em Jesus Cristo.

Textos bíblicos:
"Este Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:11)

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." (1 Tessalonicenses 4:16)

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8)

Metáforas e simbologia:
1) "Quando lá do céu descendo para os seus Jesus voltar" - a imagem da descida de Jesus do céu é uma metáfora para a sua volta à Terra em poder e glória.

2) "Os remidos, transformados, logo aclamarão seu Rei" - a imagem dos remidos transformados é uma metáfora para a purificação e transformação dos crentes pela graça de Jesus Cristo.

3) "Desprezaram, insultaram meu Senhor" - a imagem do desprezo e insulto é uma metáfora para a rejeição de Jesus Cristo pelos homens na Terra.

Aplicação prática:
O hino nos convida a refletir sobre a importância da vitória de Jesus Cristo e a esperança dos cristãos de estar com Ele quando Ele voltar para julgar os vivos e os mortos. Devemos, portanto, estar preparados para esse dia, arrependendo-nos dos nossos pecados e crendo em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor. Além disso, o hino nos lembra de que a graça de Jesus Cristo é um dom gratuito de Deus, que nos salva do pecado e nos transforma em seus seguidores. Devemos, portanto, viver de acordo com os valores do Reino de Deus, amando a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Quando cantar:
O hino é apropriado para épocas litúrgicas como a Páscoa, quando se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo e se espera a sua volta. Também pode ser cantado em cultos de oração e louvor, especialmente aqueles que enfatizam a esperança e a alegria da volta de Jesus Cristo. O hino também é apropriado para funerais, pois expressa a esperança da vida eterna com Deus após a morte.

História
Este é o hino que consagrou o nome de James Milton Black (hino n° 102 - música 1) na hinódia cristã e em cujo texto Henry Maxwell Wright se inspirou para produzir "A chamada final". 

O professor Black dirigia uma reunião de jovens numa igreja metodista da Pennsylvania, quando uma aluna não respondeu à chamada por estar enferma naquele dia. 

A ausência dessa jovem muito impressionou Black, pois ele a conhecia muito bem, sabia de sua origem humilde e de sua família problemática, chefiada por um pai constantemente embriagado. 

Esse episódio inspirou Black a escrever este hino sobre a chamada final, à qual todos nós deveremos, pela graça do Senhor, responder "presente!". 

O hino foi completado em poucos minutos, letra e música. Mais tarde James Milton Black veio a saber que aquela jovem falecera, pois a enfermidade que causou sua ausência era muito grave. 

Muitas experiências têm sido relacionadas ao hino que hoje é largamente conhecido, divulgado e um dos prediletos dos evangélicos em todo o mundo. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: