Hino 6 - Doxologia

Seu navegador não suporta o elemento audio


A Deus, supremo Benfeitor,
Anjos e homens deem louvor;

A Deus o Filho, a Deus o Pai,
E ao Santo Espírito, glória dai. Amém.


Informações
Letra: Thomas Ken, 1962
Tradução: Guaraci Silveira, 1893-1953
Música: Loys Bourgeois (c.1510 - c.1561) para o Salmo 134 do Saltério de Genebra, 1551. Harm. de Claude Goudimel, 1565.

Ênfase do hino 
O hino "Doxologia" enfatiza a adoração e glorificação de Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - reconhecendo a bondade e benevolência de Deus como o Supremo Benfeitor.

Textos bíblicos
O hino se baseia em várias passagens bíblicas, incluindo Romanos 11:36 ("Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém").

Teologia do hino
A teologia do hino destaca a adoração e glorificação de Deus em sua triunidade - Pai, Filho e Espírito Santo. A bondade e benevolência de Deus é enfatizada, reconhecendo que todas as coisas vêm Dele, por Ele e para Ele.

Aplicação prática
Uma aplicação prática para a vida cristã é que devemos buscar glorificar a Deus em nossa vida diária, reconhecendo sua bondade e benevolência como o Supremo Benfeitor. Devemos buscar uma relação pessoal com cada uma das Pessoas Divinas, reconhecendo sua importância e obras na história da salvação.

Quando cantar
Este hino é apropriado para ser cantado em cultos de adoração a Deus, especialmente em momentos de adoração e louvor à Santíssima Trindade. Também pode ser cantado em momentos de reflexão pessoal e oração, como um lembrete da importância da adoração e glorificação de Deus em nossa vida diária.

História
Thomas Ken, um dos mais piedosos clérigos da Igreja Anglicana, mereceu sempre o respeito e admiração de pessoas de toas as classes sociais. 

O rei Carlos II nomeou-o bispo. Dirigindo por algum tempo a educação religiosa dos meninos da escola de Winchester, o escreveu um Manual de Orações que incluía "Hinos Matutinos, Verspertinos e Noturnos", usando a Doxologia para terminar três hinos. 

Desde logo o texto foi associado à melodia de Bourgeois para o Salmo 134, do Saltério de Genebra. Esta coleção de Salmos metrificados para a Igreja Calvinista chegou à Inglaterra através de dissidentes exilados.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: