Sábio e tolo


Leitura Bíblica: Provérbios 12.15-20
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida (Tg 1.5).

Nunca se viu tanta gente sábias, como em nossos dias. Basta qualquer assunto ser compartilhado nas redes sociais que em alguns segundos aparecem várias pessoas acrescentando conteúdo, concordando, corrigindo, falando sobre o assunto. 

Mas será que esta gente que sabe é realmente gente sábia?

Tenho aprendido que, na maioria das vezes, quem faz questão de mostrar- se sábio é quem menos sabe. São apenas arrogantes e ousados em acreditar que sabem tudo, ou quase tudo.

Na psicologia isso é chamado efeito Dunning-Kruger. Termo que define pessoas que acreditam que sabem tudo. 

Refere-se a uma distorção cognitiva na qual pessoas inexperientes tendem a superestimar-se em termos de seu conhecimento, estão confiantes em transformar suas opiniões pessoais em fatos irrefutáveis. A ignorância é tão descarada que acha que possui conhecimento (Do site La Mente es Meravigliosa).

Pessoas sábias, por outro lado, sabem que a grande virtude está em saber que não sabem. Sábios são os que mais enxergam sua ignorância. 

Não têm sua principal atenção em sua sabedoria, são mais humildes e estão sempre estão dispostas a aprender. 

Na realidade, somos todos muito ignorantes, só que não ignoramos as mesmas coisas (Albert Einstein).

“O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos” (Pv 12.15 - NTLH).

O sábio está sempre em busca de sabedoria. Não tem vergonha de sua ignorância, pois reconhecê-la aumenta a oportunidade de aprender. 

Quem ignora sua ignorância vai permanecer onde está. O sábio não se ofende quando confrontado, pois sabe que sempre pode acrescentar algo mais em seu conhecimento. Mas o que se acha muito sábio se ofende com facilidade. Não gosta de ser questionado (Pv 12.16).

Que sejamos sóbrios em reconhecer nossa necessidade de sempre buscar em Deus sabedoria. O sábio está sempre em busca de sabedoria, o tolo acredita que a encontrou.

Sempre temos muito a aprender.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: