Mais lacônicos


Leitura Bíblica: Efésios 5.15-21
Remindo o tempo porque os dias são maus (Ef 5.16 RA).

Nos primeiros tempos, os povos da Grécia não eram unidos como hoje. Felipe, rei da Macedônia, ao norte da Grécia, queria unir todos os povos gregos sob seu domínio. 

Armou então um poderoso exército e partiu para a conquista dos outros territórios, onde se fez aclamar rei. 

Esparta, porém, resistiu. Os espartanos ocupavam a região no sul da Grécia chamada Lacônia, por isso eram também chamados lacões. 

Destacavam-se pelos costumes simples e pela bravura. Eram também famosos por usar poucas palavras, cuidadosamente escolhidas; ainda hoje se diz que as respostas curtas são “lacônicas”. 

Sabendo que precisava subjugar Esparta para ter o domínio total sobre a Grécia, Felipe cercou as fronteiras da Lacônia e enviou uma mensagem aos espartanos. - Se não se renderem imediatamente, ameaçava, - invadirei suas terras. Se meus exércitos as invadirem, pilharão e queimarão tudo o que vocês mais prezam. Se eu marchar sobre a Lacônia, arrasarei suas cidades. 

Alguns dias depois, Felipe recebeu a resposta. Abriu a carta e encontrou somente uma palavra escrita: - “SE”.

Realmente, os espartanos de Lacônia deram uma resposta lacônica. Uma resposta breve e sucinta, mas através dela disseram tudo o que era preciso. 

Acredito que podemos aprender pelo menos duas coisas importantes para a vida com esta história. A primeira é que não devemos nos sentir ameaçados pelos “se” da vida. 

Existe muita gente atormentado porque: se chover, se adoecer, se perder, se gostar, se falhar, se deixar.

Devemos nos importar menos com o “se” e lutar as batalhas reais. Não podemos ficar amedrontados com as possíveis lutas. 

A segunda coisa é que precisamos ser mais lacônicos do que prolixos. Mais objetivos e diretos do que demorados estendendo um assunto. 

Os problemas devem ser resolvidos objetivamente. Não podemos ficar estendendo demais certas batalhas. Devemos buscar respostas diretas e sábias para cada situação.

Aproveite as oportunidades.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: