Hino 285 - A salvação do Brasil


Do vasto Mato Grosso
Até ao Ceará,
Por vilas e cidades
Do Sul ao Grão Pará,
Deste Evangelho santo
Que nos legou Jesus,
Ao povo brasileiro
Levemos nós a luz!

Do Sul ao Amazonas,
Do Oeste até ao mar,
Já corre a doce nova
Do amor que não tem par.
Já muitos foram salvos
Da morte e perdição;
No sangue do Cordeiro
Acharam salvação!

Contudo, ainda muitos
Bem longe de cristãos,
Adoram deuses feitos
Por suas próprias mãos.
De tão fatal pecado,
Da idolatria vil,
Unidos no Evangelho,
Salvemos o Brasil.

Palavras-chave:
evangelismo - luz - salvação - amor - idolatria

Ênfase do hino:
O hino tem como ênfase principal a missão de levar o Evangelho da luz, amor e salvação a todo o povo brasileiro. Ele enfatiza a importância de salvar aqueles que ainda estão nas trevas da idolatria e do pecado, e a união dos cristãos nessa missão de evangelismo.

Teologia do hino:
O hino celebra a importância da missão dada por Jesus Cristo aos seus seguidores de levar o Evangelho a todas as nações. Ele enfatiza a importância da luz do Evangelho, que ilumina aqueles que ainda estão nas trevas da idolatria e do pecado, e a salvação que é encontrada no sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. O hino destaca a importância do amor, que deve motivar os cristãos a levar a mensagem do Evangelho a todo o povo brasileiro.

Textos bíblicos:
"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." - Marcos 16:15
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." - João 14:6
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Metáforas e simbologia:
1) "Luz": a luz simboliza a verdade e a salvação que são encontradas no Evangelho, e que devem ser levadas para aqueles que estão nas trevas da idolatria e do pecado.
2) "Doce nova do amor": a imagem do amor simboliza a mensagem do Evangelho, que é o amor de Deus pela humanidade, revelado na pessoa de Jesus Cristo.
3) "Deuses feitos por suas próprias mãos": a imagem da idolatria simboliza a adoração a falsos deuses, que levam à perdição e à morte espiritual, e que devem ser combatidos com a mensagem do Evangelho.

Aplicação prática:
O hino nos convida a levar o Evangelho da luz, amor e salvação a todo o povo brasileiro, especialmente àqueles que ainda estão nas trevas da idolatria e do pecado. Ele enfatiza a importância da união dos cristãos nessa missão de evangelismo, e do amor que deve motivar essa ação. Como cristãos, devemos estar comprometidos em levar a mensagem do Evangelho a todos aqueles que ainda não a conhecem, e estar dispostos a sacrificar nossos próprios interesses em prol da salvação dos outros.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da missão de evangelismo, como em cultos de missões ou evangelismo. Ele também pode ser cantado em momentos de reflexão sobre a importância da missão dada por Jesus Cristo aos seus seguidores de levar o Evangelho a todas as nações, como em cultos de oração ou em momentos de adoração pessoal. Além disso, ele pode ser cantado em momentos de consagração e comprometimento em levar a mensagem do Evangelho a todo o povo brasileiro.

Andrei Barros

linkedin youtube facebook Andrei é editor do blog Semeando Vida. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil com cerca de 20 anos de experiência. Em 1998 foi missionário em Portugal. Em 2003, formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e foi ordenado pastor no ano seguinte. Em 2015, obteve a licenciatura em História. Tem MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Atualmente estuda Psicologia e faz MBA em Gestão de Projetos, além de pós-graduação em Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook