Hino 291 - Triunfante vem


Entre nuvens multicores,
Com os santos vem do céu
Quem, amando os pecadores,
Morte atroz na cruz sofreu.
Aleluia! Cristo volta!
Ele reina, pois venceu!

Todo olho há de vê-lo
Triunfante aqui descer.
Mesmo quem num falso zelo
Cruelmente o fez sofrer.
Seus algozes, consternados,
Sua glória hão de ver.

Vem gloriosa, num momento,
A esperada Redenção!
Cessa todo sofrimento,
Queixas mágoas longe vão.
Aleluia! Principia
A total renovação.

Todo o orbe, humildemente,
Honre e louve a ti, Senhor!
Ante o trono aurifulgente
Se prosterne com amor!
Inaugura o Rei Eterno!
Aleluia! Vem, Senhor! Amém.

Ênfase do hino:
O hino tem como ênfase principal a expectativa da volta triunfante de Cristo e a esperada redenção que trará a total renovação. Ele enfatiza que Cristo venceu na cruz e reinará para sempre, e que todos os olhos o verão quando Ele descer entre nuvens multicores. O hino destaca a glória que será revelada e a humildade que deve ser demonstrada diante do trono aurifulgente de Deus.

Teologia do hino:
O hino celebra a volta triunfante de Cristo e a esperada redenção que trará a total renovação. Ele enfatiza a vitória de Cristo na cruz e o fato de que Ele reinará para sempre. O hino destaca a glória que será revelada na volta de Cristo e a humildade que deve ser demonstrada diante do trono aurifulgente de Deus.

Textos bíblicos:
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!" - Apocalipse 1:7
"Então, se verá o Filho do Homem vindo em nuvens, com grande poder e glória." - Marcos 13:26

Metáforas e simbologia:
1) "Morte atroz": a imagem da morte atroz simboliza o sofrimento que Cristo suportou na cruz, em que Ele foi crucificado e morto por amor aos pecadores. Essa imagem destaca o amor e a entrega que Cristo demonstrou por nós, mesmo diante de um sofrimento tão intenso.

2) "Nuvens multicores": a imagem das nuvens multicores simboliza a grandiosidade e a beleza da volta de Cristo. Essa imagem sugere que a volta de Cristo será um evento espetacular e glorioso, que todos poderão ver e admirar.

3) "Santos vêm do céu": essa imagem sugere que a volta de Cristo será acompanhada pelos santos, ou seja, aqueles que já morreram e agora estão com Ele no céu. Essa imagem destaca a comunhão dos santos e a esperança da vida eterna.

4) "Algozes, consternados": a imagem dos algozes consternados simboliza aqueles que oprimiram e perseguiram Cristo, mas que agora se arrependerão e reconhecerão Sua glória na volta triunfante. Essa imagem sugere que a volta de Cristo será um momento de julgamento e de justiça, em que todos serão chamados a prestar contas.

5) "Total renovação": a imagem da total renovação simboliza a transformação completa da criação, que será alcançada na volta de Cristo. Essa imagem sugere que a volta de Cristo trará a restauração plena da criação, sem dor, sofrimento ou pecado.

6) "Trono aurifulgente": a imagem do trono aurifulgente simboliza a majestade e a glória de Deus, diante das quais devemos demonstrar humildade e reverência. Essa imagem sugere que a volta de Cristo será um momento de adoração e de entrega a Deus.

7) "Prosterne": a palavra "prosterne" significa se curvar ou se ajoelhar em sinal de reverência. Essa palavra é usada para enfatizar a humildade que devemos demonstrar diante do trono de Deus, em reconhecimento de Sua majestade e glória.

Aplicação prática:
O hino nos desafia a manter a expectativa e a esperança da volta triunfante de Cristo e da redenção que Ele trará. Ele nos incentiva a lembrar da vitória de Cristo na cruz e do fato de que Ele reinará para sempre. Além disso, o hino nos convida a demonstrar humildade e reverência diante da glória de Deus e a buscar uma vida de santidade e obediência a Deus, em nome de Cristo.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da esperança e da expectativa da volta triunfante de Cristo, como em cultos de escatologia ou em ocasiões especiais de espera pela volta de Cristo. Ele também pode ser cantado em momentos de reflexão sobre a obra redentora de Jesus na cruz, como em cultos de celebração da Páscoa ou em momentos de meditação sobre a graça de Deus. Além disso, ele pode ser cantado em momentos de adoração a Deus como Rei Eterno, como em cultos de louvor ou em momentos de oração.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: