Hino 255 - A ovelha perdida


Noventa e nove ovelhas vão
Seguras ao curral.
Mas uma se extraviou
Do aprisco pastoral,
Vagando em montes de terror,
Distante do fiel Pastor,
Distante do fiel Pastor.

“Noventa e nove a ti, Pastor,
Não podem contentar?”
“A errante é minha”, respondeu,
“Zeloso a irei buscar!
Nos montes há perigos mil.
De novo a quero em meu redil,
De novo a quero em meu redil”.

Ninguém jamais imaginou
O quanto padeceu;
Buscando a ovelha tão rebel,
Terrível dor sofreu.
Foi, pois, assim que o Bom Pastor
Salvou a ovelha por amor,
Salvou a ovelha por amor.

Vem da montanha exultação:
É a voz do Bom Pastor!
Ressoa em notas triunfais
O Salmo Vencedor.
E os anjos cantam lá nos céus:
“Voltou a ovelha para Deus,
Voltou a ovelha para Deus.”

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a mensagem do amor de Jesus pelo pecador perdido, representado pela ovelha extraviada. O hino destaca a importância da busca do Bom Pastor para resgatar a ovelha perdida, mesmo que isso signifique sacrifício e dor. Ele expressa a alegria e exultação da salvação e redenção da ovelha perdida, que voltou ao aprisco do Pastor.

Teologia do hino:
O hino traz uma mensagem sobre a natureza de Jesus como o Bom Pastor, aquele que tem o amor e a disposição de buscar e resgatar o pecador perdido. Ele apresenta a ovelha extraviada como uma metáfora para o pecador que se afasta do aprisco do Pastor e precisa ser resgatado. O hino destaca ainda a importância da salvação e redenção oferecidas por Jesus ao pecador que se arrepende e volta para o aprisco do Pastor.

Textos bíblicos:
- Lucas 15:4-7: "Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E achando-a, a põe sobre os ombros, cheio de júbilo. E indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido."
- João 10:11: "Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas."

Metáforas e simbologia:
- "ovelha perdida": A ovelha perdida é um símbolo do pecador que se afasta do aprisco do Pastor e se perde no pecado e na rebeldia. Ela representa a necessidade de busca e resgate por parte do Bom Pastor, que tem o amor e a disposição de salvar o pecador perdido.

- "Bom Pastor": O Bom Pastor é um símbolo de Jesus, que tem o amor e a disposição de buscar e resgatar o pecador perdido. Ele representa a salvação e redenção oferecidas por Jesus ao pecador que se arrepende e volta para o aprisco do Pastor.

Aplicação prática:
O hino nos convida a reconhecer a nossa condição de ovelhas perdidas, que necessitam da busca e resgate do Bom Pastor. Ele nos lembra da importância de nos arrependermos do pecado e voltarmos para o aprisco do Pastor, onde podemos encontrar salvação e redenção. Podemos aplicar essa mensagem em nossa vida cotidiana, buscando viver em comunhão com Jesus e confiando no seu amor e disposição de nos buscar e resgatar.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de reflexão e arrependimento, especialmente quando o tema é a busca e resgate do pecador perdido. Ele pode ser utilizado em momentos de evangelismo, quando buscamos compartilhar a mensagem do amor de Jesus pelo pecador perdido e a sua disposição de resgatá-lo. Também é adequado para momentos de celebração da salvação e redenção oferecidas por Jesus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: